Senac abre inscrições para programa de aprendizagem profissional em Prudente

Iniciativa é voltada para capacitação de jovens entre 14 e 24 anos incompletos para exercer atividades práticas nas empresas contratantes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2024
Horário 17:23
Foto: Cedida
Curso oferece formação profissional, técnica e cidadã para jovens de até 24 anos incompletos
Curso oferece formação profissional, técnica e cidadã para jovens de até 24 anos incompletos

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que oferece formação profissional, técnica e cidadã para jovens que trabalham em diversas áreas e departamentos das empresas. Eles são contratados, na condição de aprendizes, por organizações dos setores do comércio de bens, serviços e turismo. 

As empresas são responsáveis por recrutar, selecionar e matricular os estudantes no Senac, sendo que o programa é gratuito para as empresas contribuintes. Para participar, o aluno precisa ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando o ensino fundamental ou médio e encontrar uma empresa que esteja contratando aprendizes. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência. Ao ser contratado, o aprendiz terá sua carteira de trabalho assinada e será remunerado pelas atividades do curso.

Atualmente, o Senac de Prudente atende 160 aprendizes que trabalham em dezenas de empresas de diversos segmentos como supermercados, hospitais, logística, restaurantes, farmácias, hotéis e lojas de shopping. “As turmas são iniciadas de acordo com a demanda de profissionais qualificados. Por isso, é importante que os empregadores interessados se cadastrem com antecedência, pois as vagas são limitadas e a procura é grande, já que se trata de uma capacitação profissional gratuita", afirma Leandro Costa, coordenador educacional do Senac de Prudente. 

Os cinco eixos principais de aprendizado são mundo do trabalho, com foco na permanência no mercado com visão crítica e ética; desenvolvimento pessoal, com incentivo ao autoconhecimento e à identificação de potencialidades; participação social, com promoção da interação social e valorização da diversidade cultural; projeto aprendizagem, com elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional; e prática profissional, com atividades acompanhadas por um tutor na empresa.

Benefícios para o empresário

Os empresários que contratam aprendizes por meio da Lei do Jovem Aprendiz (lei 10.097/2000), que reserva de 5% a 15% do quadro de funcionários para a formação profissional dessa categoria, desfrutam de incentivos fiscais e de redução de encargos trabalhistas, além de potencializarem os negócios com a formação de uma equipe diversa e desenvolvida a partir dos valores do próprio negócio, combaterem o trabalho infantil e a desigualdade social e impulsionarem a economia. 

Novidades no programa

A partir deste ano, o programa Senac de Aprendizagem apresenta novas opções de cursos técnicos e um aumento na carga horária total para 2 mil horas, distribuídas ao longo de aproximadamente 20 meses. Dessas, 1,6 mil horas são dedicadas às atividades práticas profissionais e 400 horas são realizadas em sala de aula. O curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo agora permite que os estudantes atuem em até quatro áreas diferentes dentro da empresa contratante, ampliando suas experiências.

Para mais informações, acesse o link sp.senac.br/jovem-aprendiz

Publicidade

Veja também