Uma falha mecânica em um caminhão resultou em intenso congestionamento na Avenida Manoel Goulart, em Presidente Prudente, entre o fim da tarde e o início da noite desta segunda-feira, exigindo atuação da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana).
O veículo foi removido até um posto de combustível e o fluxo foi normalizado depois que agentes de trânsito da pasta realizaram uma ação popularmente conhecida como “puxar o trânsito”. Nesta, o trabalhador assume o controle da via, orientando, inclusive, que os veículos avancem mesmo com o semáforo vermelho, em caso de necessidade. O procedimento, segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Gouvea, é amparado pelo artigo 89 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que implica que as ordens dos agentes de trânsito têm prioridade sobre a sinalização, inclusive os semáforos.
Ele explica que, com a retirada do veículo da avenida foi constatado pelos agentes que havia óleo na pista, sendo necessária a utilização de pó de serra para garantir a liberação segura do trânsito. “Nosso intuito foi liberar a via o mais rápido possível, sempre priorizando a segurança”, declarou o chefe da Semob, engenheiro Adauto Bibiano, através da Defesa Civil.
Fotos: Defesa Civil/Redes sociais