A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), deu início na segunda-feira a mais uma Operação Lata Velha, que tem o objetivo de recolher veículos em situação de abandono deixados em vias públicas.
Conforme o coordenador de Fiscalização e de Educação para o Trânsito, Rodrigo Turella, a operação se estenderá até o fim de julho, até que todas as notificações solicitadas por meio do serviço 156 sejam verificadas.
“Este tipo de veículo acaba acumulando água e sujeira, atraindo vetores que disseminam doenças, como a dengue, além de estimularem o acúmulo de lixo no local e de atrapalhar o uso da via”, comentou Rodrigo.
Segundo a lei federal nº 14.440/22, veículos em estado de abandono são aqueles estacionados na via pública sem capacidade de locomoção por meios próprios e que, devido a seu estado de conservação e deterioração, oferecem risco à saúde pública, à segurança pública ou ao meio ambiente, independentemente de estar estacionado em local permitido.
Os munícipes de Prudente podem fazer denúncias de veículos em estado de abandono por meio do telefone 156.