Em Presidente Prudente, a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) iniciou nesta quinta-feira a instalação de três novos obstáculos, dois no Jardim Everest, na Rua Luiz Alves dos Santos, e um no bairro Ana Jacinta, na Avenida Raymundo Nonato Lima.
Os trabalhos foram iniciados na altura do número 618 da Rua Luiz Alves dos Santos, no Everest, onde é instalado um dos redutores de velocidade. O segundo será na mesma via, por volta do número 900.
Já na Avenida Raymundo Nonato Lima, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o obstáculo será implantado nas proximidades do número 395.
O engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, explica que a instalação de um obstáculo é o último recurso a ser adotado para a redução de velocidade de uma via, conforme a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“O obstáculo é instalado para atender solicitações de munícipes ou de vereadores, por exemplo, que indicam à secretaria os locais de risco. Antes de ser colocado o obstáculo, a Semob vai até o local, faz o estudo da via e realiza outras intervenções, como sinalizações, alertas e instalação de placas, com o objetivo de promover a redução de velocidade sem a necessidade do obstáculo”, esclarece.
Ainda segundo o engenheiro, a Semob já havia realizado melhorias nas sinalizações dos três locais, porém, mesmo com as intervenções, a pasta constatou que os pontos ainda necessitavam de obstáculo para que a velocidade segura para o tráfego fosse alcançada.