Seminário terá quase um ano de comemorações a partir de junho

“Neste intervalo, teremos uma série de atividades referentes à data", comenta Everton Aparecido da Silva, ecônomo do seminário e coordenador do jubileu.

VARIEDADES - Victor Rodrigues

Data 02/05/2015
Horário 10:10
 

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Presidente Prudente, terá aproximadamente um ano de celebrações comemorativas pelo seu Jubileu de Ouro. O seminário completará 50 anos no dia 19 de março de 2016, mas as atividades em comemoração à data serão iniciadas no Dia de Corpus Christi, próximo dia 4 de junho, com uma missa marcada às 8h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes. A celebração contará com a presença do bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, padres, os seminaristas e coroinhas da cidade.

Já a missa festiva pelos 50 anos está programa para o dia 28 de maio de 2016, às 10h, com a presença do arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo, que foi aluno do seminário local, além de outros bispos da região, padres, professores, ex-alunos, seminaristas e autoridades civis. "Neste intervalo, teremos uma série de atividades referentes à data", comenta Everton Aparecido da Silva, ecônomo do seminário e coordenador do jubileu.

Segundo ele, em meio às festividades, será construído um memorial para expor os 50 anos de história do seminário. O memorial será aberto para visitação e reunirão objetos, fotos, e demais artigos. Um videodocumentário também será produzido pela Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). "Teremos um excelente material para relatar todos estes anos do nosso seminário", acrescenta Silva.

O Seminário Diocesano foi fundado em 1966 e o primeiro padre a administrar o local foi João Goetz. Ao longo destes anos, passaram por lá cerca de 2.500 seminaristas, mas somente 50 se formaram e foram ordenados a padres. "Muitos desistiram. Não é porque a pessoa entra no seminário, que obrigatoriamente ela deve prosseguir até o sacerdócio. O percurso de formação é longo, de muitos estudos e é bom que todos amadurecem no desenrolar do tempo", comenta.

A escola sacerdotal de Prudente atendia, no início, adeptos já no ensino fundamental, mas hoje oferece somente o ensino médio. O processo de formação, em geral, dura oito anos, com um ano de propedêutico – preparação vocacional -, quatro de teologia e três de filosofia. Mas para quem ingressa já no ensino médio, pode durar mais "É o meu caso. Entrei no seminário na adolescência e prossegui os estudos por lá. Foram 12 anos até minha ordenação a padre", relata.

Ainda de acordo com a programação, haverá encontros de ex-seminaristas, eventos beneficentes e diversas missas alusivas à data até 2016. "Organizamos uma agenda intensa para celebrar o jubileu. A comunidade em geral será muito bem-vinda para os nossos encontros de oração e os nossos festejos", convida.

 
Publicidade

Veja também