O 6º Seminário de Esportes e Lazer para Pessoas com Deficiência, promovido pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, ocorre até este domingo e contou com ações formativas, minicursos e vivências com foco nas práticas de lazer.
A ação, que é realizada a cada dois anos, teve início na quarta-feira e vem promovendo encontros que oferecem elementos teóricos e práticos, visando a atualização de profissionais e estudantes da área do esporte e lazer.
Nesta edição, o público teve a oportunidade de conhecer e vivenciar experiências únicas durante as atividades, como o basquete 3x3 sobre rodas, intervenções sensoriais, tecnologia e jogos voltados para o desenvolvimento de alunos com deficiência, skate adaptado e muito mais.
“O grande diferencial desta edição do seminário, além de ter ações formativas com os workshops, foi reforçar as ações de lazer, criando pontos de encontro entre pessoas com e sem deficiência e contemplando práticas esportivas e culturais”, enfatiza Daniel Yonashiro, animador sociocultural e técnico de referência do seminário no Sesc Thermas.
Paola Klokler, atleta de basquete sobre rodas da Seleção Brasileira feminina e uma das palestrantes do evento, destaca a importância de quebrar barreiras quando o assunto é a pessoa com deficiência no esporte e que, apesar das limitações, uma conquista não deve ser vista como uma superação, mas é preciso pensar em fazer com que as coisas aconteçam com igualdade.
“Eu não gosto de ser vista como superação. Isso aqui é o meu trabalho e eu gosto de ser vista por ele, por aquilo que eu treino e não pela deficiência em si. Eu gosto que as pessoas me olhem jogando e vejam uma atleta que treina em alto nível e não a cadeira de rodas, não a deficiência”, comenta Paola.
Stephanie Owens Coelho, estudante de Educação Física e pessoa com deficiência visual, pretende ser professora na área. Ela comenta que foi importante conhecer o lado pedagógico de como criar jogos para pessoas com deficiência para um dia poder aplicar na carreira.
“Notar as pessoas com deficiência participando [do seminário] é gratificante, porque eu percebi que é possível fazermos parte da sociedade também, pois geralmente acabamos excluídos. E eu acho importante que o Sesc esteja sempre buscando conscientizar outras pessoas, principalmente por meio de diversas modalidades esportivas, sendo possível adaptar e fazer com que a gente faça parte”, relata Stephanie.
O evento tem o encerramento marcado para este domingo, mas as ações continuam para os participantes, principalmente por meio das atitudes pessoais e coletivas.
“Esses eventos geram uma continuidade nas pesquisas e nos contatos entre os profissionais que estiveram presentes no seminário e promovem esse espaço de convivência e as trocas de experiências, envolvendo pessoas com deficiência como eu e também as pessoas sem [deficiência]”, comenta Cláudio Rubino, licenciado em Educação Artística e bacharel em Artes Visuais e que atua há 22 anos como educador e idealizador de programas de acessibilidade em equipamentos culturais.
Vivência: Skate Adaptado e WCMX. Com Equipe Jumper
O público é convidado a conhecer e praticar o skate adaptado e o WCMX, esporte com manobras em cadeira de rodas.
Quando: neste sábado, das 15h às 17h30;
Onde: no Bosque do Sesc Thermas;
Atividade aberta ao público.
Aula aberta: Cuidados com a Cadeira de Rodas. Com Equipe Jumper
Traga sua cadeira de rodas e aprenda ajustes rápidos e dicas para que você tenha maior conforto e segurança, além de participar de exercícios conduzidos de mobilidade.
Quando: neste sábado, das 15h às 17h;
Onde: no Bosque do Sesc Thermas;
Atividade aberta ao público.
Competição: Enduro a Pé
Com o auxílio de uma planilha de navegação e equipamentos como cronômetro e bússola, as equipes de três a sete integrantes devem guiar-se por um percurso, urbano ou rural. O objetivo de cada equipe é “estar no lugar certo, na hora certa”, ou seja, localizar-se corretamente e controlar o tempo pelo cronômetro. Uma forma divertida de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, cooperação, confiança e diálogo, trata-se de uma atividade física acessível e, por não ser uma corrida, mas sim uma caminhada, pessoas com e sem deficiência participam juntas.
Quando: neste domingo, às 9h;
Ponto de encontro: entrada do Sesc Thermas;
Grátis. Atividade com tradução em Libras. Vagas limitadas. Inscrições no e-mail: [email protected].
Teatro infantil: Mig Meg MUg. Com a Manifesta Companhia
A gata Mig e a menina Meg são amigas inseparáveis desde pequenas. O tempo passa, Meg fica adulta, Mig envelhece, e um acontecimento inesperado muda radicalmente o cotidiano das duas. É nesse momento que a ratinha Mug junta-se a elas, disposta a dividir medos, alegrias e biscoitos deliciosos. Afinal, as amigas de verdade compartilham o melhor que têm.
Quando: neste domingo, às 15h;
Onde: na Área de Convivência do Sesc Thermas;
Atividade aberta ao público. Apresentação com tradução em Libras e audiodescrição.
O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400.