O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente abriu ontem, às 10h, a exposição fotográfica itinerante "Imagens de uma Vocação", em comemoração aos 50 anos da instituição de formação religiosa. A mostra ocorre na ala leste do Prudenshopping até o dia 21 de fevereiro. De lá segue para o HR (Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo).
Segundo o padre Everton Aparecido Silva, coordenador das atividades do Jubileu de Ouro, a exposição reúne 35 fotografias do acervo histórico do próprio seminário. "O primeiro reitor que organizou o seminário tinha grande apreço por fotografia e muitas destas imagens são de autoria dele", comenta.
A proposta, de acordo com o padre, é relatar o cotidiano do seminarista. "As pessoas pensam que a rotina do seminário é apenas oração e estudo. Sim. Também é, mas mostramos outras atividades de lazer e descontração dos meninos", relata.
Exposição reúne 35 fotos históricas da unidade em shopping
O último local será o Centro Cultural Matarazzo, que ficará com a mostra até o dia 5 de junho. No local, também ocorrerá o lançamento de um videodocumentário histórico do seminário, atualmente em produção na Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente), da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente foi fundado em 1966 com a finalidade de formação inicial de futuros padres, que depois de concluírem ali os estudos passam à fase final de educação de ensino superior em outras cidades. Atualmente, são 30 alunos que cursam o ensino médio e o propedêutico (estágio preparatório para o ingresso na Faculdade de Filosofia), dois padres formadores, seis funcionários e 53 professores voluntários.