A figueira localizada na calçada externa do PUM (Parque de Uso Múltiplo), na Rua Francisco Goulart, em Presidente Prudente, passou por uma poda de grandes proporções na manhã desta quarta-feira, visando a retirada dos galhos que apresentavam risco de queda. Realizada pela Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a ação tem por objetivo garantir a segurança dos pedestres e motoristas que transitam pela região. Por conta da altura da árvore, foi necessário o auxílio de uma plataforma elevatória para realizar os cortes.
De acordo com o secretário da pasta, Wilson Portella Rodrigues, a árvore sofreu danos após as fortes chuvas do dia 28 de novembro. “Constatamos que alguns galhos estavam secos, sendo necessária a poda para evitar possíveis acidentes. Também realizaremos o cercamento nos próximos dias”.
Apesar de protegida pelo Decreto 28.906/2018, como objeto de proteção ao patrimônio paisagístico, a figueira já apresentou deteriorações de atos criminosos em duas situações anteriores, sendo uma de envenenamento e outra de incêndio, os quais foram comunicados à polícia por boletins de ocorrência. Até o momento, não foi possível localizar os eventuais responsáveis.
Dentre as disposições previstas pelo decreto, estão o impedimento de corte, a remoção, o replantio, a queima, a poda drástica e todo e qualquer prática de injúria, que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário.