Semea realiza oficina educativa a crianças no Dia da Árvore

Atividade contemplou 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida; prefeito também ministrou palestra no Matarazzo

PRUDENTE - Da Redação

Data 22/09/2017
Horário 12:59

Como parte da programação da Semana da Árvore, a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) de Presidente Prudente sediou ontem uma oficina educativa alusiva ao Dia da Árvore, comemorado ontem, realizada em parceria com a Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida. A atividade contemplou 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental e a programação de oficinas terá continuidade, sendo que até o fim do ano serão realizados 12 encontros com alunos do 2º ao 5º ano.

A oficina integra as ações do Departamento de Educação Ambiental da Semea, cujos trabalhos são coordenados pela professora Eliana Junqueira, a diretora da Semea, Nelissa Garcia, e demais membros. Nesta primeira oficina foi abordado o tema: “A importância da conservação das árvores e o papel e responsabilidade de cada um para ajudar neste processo”.

O objetivo da parceria é despertar nos alunos e funcionários da escola e da comunidade em geral o interesse em colaborar com o processo de conservação do meio ambiente, por meio do incentivo de adoção de hábitos e postura que visem à implementação de melhorias na escola e na comunidade.

A atividade teve início com uma palestra, em seguida, os alunos participaram da oficina que consistiu na pintura das mãos simbolizando as folhas das árvores, carimbando as mãos no tronco desenhado na parede. As crianças ainda visitaram o Horto Florestal e fizeram um desenho para expressar o significado do Dia da Árvore. De acordo com a diretora da Semea, “a atividade é uma forma lúdica de demonstrar para as crianças o dever e responsabilidade sobre a conservação ambiental, que está em nossas mãos”.

 

Cidade para pessoas”

Ainda na programação da Semana da Árvore, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) ministrou ontem, no Auditório Sebastião Jorge Chammé, do Centro Cultural Matarazzo, a palestra “Cidade para pessoas”. Ele falou sobre o conceito de cidade sustentável e sua importância nos aspectos estruturais, ambientais e sociais. Na oportunidade, Bugalho reforçou que a intenção é cada vez mais construir uma cidade para a população. “As pessoas devem estar em primeiro plano”, expôs. Segundo ele, a dimensão humana das cidades tem sido esquecida ou tratada “com pouca importância”. Como exemplo de projeção de cidades para pessoas, o prefeito destacou o conceito de ciclovias. Em relação à importância das árvores para a manutenção climática, ressaltou que quanto mais arborizada a cidade estiver, melhor será a sensação térmica, para amenizar o calor de Prudente, além de proporcionar maior conforto climático e de todo equilíbrio da fauna e flora. Ele lembrou que a Semea está em processo de elaboração de um novo Projeto de Arborização.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também