Foram abertos em 10 de junho os envelopes da nova licitação para a continuidade da construção do Abrigo de Animais Municipal de Presidente Prudente, localizado na Rodovia Júlio Budiski (SP-501). A empresa que seguirá com as finalizações do prédio e construção de um barracão de rações e das baias será a Balmar Construção e Transporte, que tem um prazo de seis meses para entregá-la.
A mudança se deu após, no fim do ano passado, a obra ter sido paralisada depois da desistência da empresa Ação Ambiental Engenharia, motivada pelo falecimento do proprietário do empreendimento, o que gerou, segundo a Secom (Secretaria de Comunicação) de Prudente, “dificuldades financeiras”. “Assim, a Prefeitura teve de cumprir os prazos legais para efetuar o distrato e poder viabilizar um novo processo licitatório”, destaca.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, ressalta que a partir de agora, aguarda-se o prazo em que as empresas derrotadas na licitação têm direito de protestar (tempo que encerra nesta quinta-feira), para expedir a ordem de serviços e dar continuidade aos trabalhos. “Se não fosse este acontecimento inesperado, as obras já estariam finalizadas”, garante.
“SE NÃO FOSSE ESTE ACONTECIMENTO INESPERADO, AS OBRAS JÁ ESTARIAM FINALIZADAS”
Wilson Portella Rodrigues
O primeiro prazo para finalização do abrigo fora divulgado em março de 2019 e previa que a construção estivesse pronta em dez meses, ou seja, em janeiro deste ano.
Segundo o titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), toda a mudança não gerou importantes custos adicionais ao empreendimento, continua na casa dos R$ 940 mil.
Hoje, segundo a médica veterinária do Departamento de Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal da Semea, Karine Mariele Guimarães de Castro, o Abrigo de Animais Municipal já está na fase de acabamentos, toda estrutura clínica e administrativa, como consultórios, salas de banho e tosa, esterilização, paramentação, internação e centro cirúrgico, além da lavanderia, cozinha, depósito e instalação para o plantonista, já estão finalizadas.
A capacidade do local, ela informa, é de 500 animais entre cães e gatos, que serão resgatados da situação de rua, seja por fuga ou abandono.
Karine e Portella ressaltam que o local não servirá de longa hospedagem para os animais. “Depois de realizada toda parte clínica, como o atendimento e banho, o animal será encaminhado para doação”, aponta. “Os animais que tiverem chip, identificaremos o dono e conversaremos para entender o que ocorreu, num trabalho de fiscalização”, completa.
Aproveitando o assunto do Abrigo de Animais, Portella anuncia que no dia 26 deste mês, serão abertos os envelopes da licitação do Castramóvel. Um veículo que contará com toda a estrutura para realizar a castração de pets. Karine afirma que a secretaria ainda articula como será a utilização do veículo, por exemplo, se terá local fixo ou se circulará pelos bairros prudentinos.
Números
500
É o numero de animais, entre cães e gatos, que poderão ser atendidos no local
R$ 940 mil
É o valor do investimento
Foto- Arquivo
No início de 2019, não havia qualquer construção no local; apenas a terraplanagem estava feita
Fotos – Marcos Sanches/Secom
Segundo a Semea, da parte clínica e administrativa, a Balmar herda somente os acabamentos