A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) promoveu, na manhã de ontem, uma blitz educativa no Parque do Povo, em Presidente Prudente, como parte da programação do Maio Amarelo, em parceria com a Polícia Militar, escoteiros e a Ordem DeMoley. Na abordagem, os voluntários da ação entregaram panfletos com dez regras da segurança do trânsito, conscientizaram sobre a campanha e colocaram adesivos do Maio Amarelo nos veículos, para divulgação.
Conforme o titular da Semav, Oswaldo de Oliveira Bosquet, o objetivo da ação era abordar todos os carros que passassem pelo local, visto que "o trabalho é bem rápido, durante cerca de dois minutos para a entrega dos materiais informativos e a colagem do adesivo".
O funcionário público Paulo Leitão, 58, declarou ter gostado de participar da blitz educativa, pontuando que "é legal ver uma ação como essa, abordando a necessidade de atenção no trânsito". Já o cabeleireiro José Ricardo Rochi, 39, que também participou do evento, ressaltou que "na correria do dia a dia, muitas vezes, não tem condições de se informar e essas campanhas acabam passando batidas". "Assim, é legal um trabalho como esse, que para a gente por uns minutos pra abordar temas importantes", considera.

Blitz distribuiu panfletos de conscientização no trânsito
O vice-presidente da Apag (Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Guayporé), André Luiz Oliveira Silva, 46, pontua que este é o segundo ano que o grupo auxilia a Semav em suas ações do Maio Amarelo, juntamente dom o Grupo Escoteiro Monte Carmelo. "É muito importante esse trabalho, não só para divulgação da campanha na conscientização em relação ao trânsito, mas para a formação dos nossos escoteiros", diz. O mestre conselheiro do Capítulo Presidente Prudente nº 10 da Ordem DeMolay, Enrico Sonvenso Ambrosio, 17, salienta ainda que a população recebeu bem a iniciativa, e que a maioria se dispôs a ouvir as orientações dos voluntários. "Ter crianças e jovens nessa ação também auxilia nessa receptividade, visto que ouvir essa mensagem de consciência deles, traz mais credibilidade", relata.
Combate à dengue
Uma ação da ONG (Organização Não Governamental) Saúde Global foi realizada concomitantemente, com a distribuição de 1,5 mil saquinhos de semente da planta crolatária, que atrai predadores do mosquito transmissor da dengue (
Aedes aegypti). Juntamente com as sementes, foram distribuídos panfletos orientando como deve ser realizado o plantio da crotalária, além de dicas sobre o combate à dengue. O médico Carlos Massao, que participou da blitz educativa e recebeu as sementes da crotalária, atentou para a importância do combate ao vetor da dengue. "Essa doença é um problema hoje e eu tenho tratado todos os dias muitas pessoas com dengue, razão pela qual, ações como essa são importantes", afirma.
10 REGRAS DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
1- Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
2- Crianças de até 7 anos e meio devem usar os equipamentos de proteção adequados;
3- Pedestre deve sempre ser respeitado;
4- Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, táxi ou carona;
5- Bicicleta também é veículo, portanto, deve respeitar a sinalização do trânsito;
6- Respeite os limites de velocidade e reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres;
7- Motorista, use sempre os equipamentos de proteção: luva, capacete, botas e jaqueta;
8- Respeite as vagas para idosos e deficientes;
9- Não use o celular enquanto dirige, a distração é um dos principais fatores de risco para quem está no volante;
10- Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado, pare e descanse antes de pegar a estrada.
Fonte: Semav