A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), em parceria com a Polícia Militar e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), realizou, no início da tarde de ontem, o segundo dia da ação "Caminhos da Escola", que tem como propósito a fiscalização de veículos destinados ao transporte escolar em Presidente Prudente. De acordo com o pedagogo da pasta, Renato Gouvea, o trabalho busca trazer segurança para as crianças e jovens e tranquilidade aos pais. "A vistoria pretende encontrar irregularidades no veículo, como falta de reparo, cinto de segurança e de documentação. Caso haja, a equipe fará a devida autuação", explica.
Fiscalização busca assegurar o transporte de crianças
A Escola Municipal Giseli Dalefi, localizada no Residencial Universitário, foi um dos pontos escolhidos para a fiscalização. Para o motorista de um veículo escolar, Bruno Pereira dos Santos, 29 anos, esta é uma ação correta e que beneficia a segurança da população. E garante: "No meu veículo, está tudo em ordem". A motorista Viviane Miotto, 39 anos, também acha interessante a proposta adotada pela Semav e parceiros. "Infelizmente, muitos condutores abusam e não se atentam ao uso de cinto de segurança ou aos pneus carecas do veículo, que colocam as crianças em risco na volta para casa", afirma.
A doméstica Lucia dos Santos Rocha, 39 anos, acha a atitude importante. "Há muitas mães que trabalham e confiam no transporte escolar para carregar seus filhos em segurança", considera. Já a doméstica Fabiana Tavares de Deus de Oliveira, 44 anos, pensa que a fiscalização em frente da escola deve se tornar rotineira. "Outro dia, meu filho e eu quase fomos atropelados, pois os motoristas não têm o respeito necessário em uma rua onde circula tantas crianças", lamenta.