Semana Santa: peixes têm grande procura e alta nos preços em Prudente

Comercialização de bacalhau surpreende no Estrela, enquanto que Felipe do Peixe dobra suas vendas de uma variedade de pescados, sobressaindo o pintado e a tilápia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/04/2023
Horário 06:28
Foto: Cedida
No Supermercados Estrela, venda de bacalhau e outros peixes salgados surpreendeu 
No Supermercados Estrela, venda de bacalhau e outros peixes salgados surpreendeu 

Não tem como não aumentar a venda de pescados nessa semana. Isso é fato, uma vez que os cristãos respeitam e mantêm a tradição abstendo-se da carne vermelha, principalmente, em alguns ou todos os dias da Semana Santa. A reportagem ouviu dois profissionais que trabalham diretamente com o produto. Ambos salientaram que as vendas estão muito boas. Marcos Felipe da Silva Santos, 34 anos, mais conhecido como Felipe do Peixe, morador do Jardim Santa Paula, afirma que praticamente dobram nesses dias. E na Sexta-Feira Santa então... E, o comprador de perecíveis Marcos Antônio Alves, dos Supermercados Estrela, pontua que conseguiram manter o aumento de 50% que tiveram no ano passado. Em relação a preços, alguns produtos tiveram elevação no valor de 20% a 38%.
“Esse ano estamos vendendo muito bem o bacalhau. Alguns tiveram aumento em torno de 20%, mas outros consegui comprar no mesmo preço que paguei em 2022. E como o peixe frescal teve um custo muito alto, a preferência do consumidor está sendo pelos salgados. A tilápia, por exemplo, que é o peixe mais procurado, teve um aumento, conforme nossa última compra, de 38% em relação ao ano passado, e o bacalhau manteve”, acentua Marcos Antônio.
Segundo ele, a tilápia chegou a faltar por um tempinho e foi quando pagaram ainda mais caro. “Mas conseguiremos atender toda a demanda. Porque diferente do ano passado, neste não deixamos para fazer as compras de última hora. Pelo contrário, antecipamos”, completa.

“Peixe é saúde"

O peixeiro Marcos Felipe, que trabalha com uma variedade grande de pescados, pontua que os mais procurados em todas as épocas são pintado e tilápia e, nessa época, não é diferente. “Por serem mais populares. E os dois são uma delícia. Fáceis de preparar, não têm perda com cabeça nem escamas. Tá no jeitinho. Os dois estão R$ 42 o quilo. A tilápia estava R$ 32 o kg, mas tive que subir [23,8%]. Já o pintado está nesse valor há uns sete meses”, expõe o peixeiro, salientando que outros peixes que pega com os pescadores em Presidente Epitácio tiveram aumento, mas ele está mantendo o mesmo preço ainda.
Muitas vezes, o consumidor deixa passar batido quando Felipe do Peixe passa anunciando que está na sua rua e prefere comprar o seu peixe em algum supermercado. O peixeiro explica quais as vantagens de sair rapidinho no portão para comprar o seu produto. “Toda semana, ontem mesmo vim de Epitácio com peixe fresquinho. Ou seja, sempre tem aquele giro. Mesmo congelado tem pouco tempo de pescado. E como diz nosso slogan, ‘Peixe é saúde’. E isso é um dos fatores mais importantes. Hoje em dia tem muita química, conservantes”, menciona.
Criado desde criança no meio de pescadores, sendo seu pai um deles, além de tios, primos, o gosto não só em saborear essa proteína deliciosa, mas em tirar o sustento dela foi natural há sete anos mais ou menos. 
“Tenho três filhos e, desde pequenininhos eles comem e gostam bastante de peixe [risos]. Precisa ensinar as crianças desde pequenas, porque como os médicos mesmo orientam, peixe é bom para a saúde e a gente precisa comer pelo menos duas vezes na semana”, destaca Felipe.

Atacado ou varejo

Felipe do Peixe diz que atende tanto clientes no varejo quanto no atacado como em restaurantes, lanchonetes, petiscarias, entre outros estabelecimentos. “Temos um preço especial para o atacado. Então, precisando de pintado, barbado, filé de tilápia, filé de mapará, costelinha de pacú, entre outros pescados, é só entrar em contato que vamos até você”, menciona o rapaz.

 

SERVIÇO

Os Supermercados Estrela estão funcionando nesta Sexta-Feira Santa em horário especial, confira os horários no link. E, interessados em comprar pescados com o Felipe do Peixe basta entrar em contato pelo telefone: (18) 981241939.

 

Foto: Cedida


Felipe do Peixe tem uma variedade de pescados para oferecer aos clientes

Foto: Oslaine Silva


Na Semana Santa é tradição religiosa consumir peixes, se abstendo da carne vermelha

 

Confira o que abre e fecha aqui:

https://www.imparcial.com.br/noticias/cidade-da-crianca-tera-programacao-de-pascoa,57671

Publicidade

Veja também