Comemorada tradicionalmente desde 325 d.C (depois de Cristo) em todo mundo durante a terceira semana de março, a Semana Santa é considerada um dos períodos mais importantes entre a comunidade cristã. Em Presidente Prudente o momento contará com diferentes atividades que relembram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entre hoje e domingo de Páscoa, pelo menos 100 missas serão realizadas entre as 24 paróquias de Presidente Prudente, o que representa um fluxo médio de 24 mil pessoas. Cada uma das paróquias seguirá um cronograma individual.
De acordo com o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, cada dia da semana possui referência a uma passagem de Jesus Cristo – nascido nos arredores da Palestina, provavelmente no ano 6 a.C. Sendo assim, o Domingo de Ramos refere-se à entrada do Messias na cidade de Jerusalém; a segunda-feira representa a benção concedida por Maria a seu filho; a "figueira seca ou amaldiçoada" simboliza o terceiro dia da trajetória santa; por sua vez, a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas, que na história ficou conhecida como o dia de ira, angústia e aflição após a morte de Jesus; na quinta-feira, será relembrada a última ceia dos apóstolos; a crucificação é revivida na Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão. Sábado possui como característica o jejum, sendo um sinal de respeito e luto à morte do Messias; por fim, o domingo festivo exalta a ressurreição de Cristo, onde "a fé foi eternizada".
Sobre as celebrações realizadas no município ao longo dos anos, Benedito esclarece que em todos eles "existe a adesão total da população", o que equivale à participação de cerca de 24 mil fiéis no acumulativo de orações. "Cada paróquia realiza uma média de duas missas nesses dias", explica.
A semana Santa
O cronograma possui relação direta com a vida e morte de Jesus Cristo, que ao longo de sua história é visto como um ser humano revolucionário, onde não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, em que o governo cobrava altos impostos e acumulava riquezas extremas. Fatores que o fizeram compartilhar os conceitos de igualdade, amor e respeito. Assim, desde sua morte, provavelmente ocorrida no dia 7 de abril dos anos 30, toda população cristã comemora todos os anos as etapas que marcaram a última semana da vida de Jesus.
Programação da Catedral São Sebastião
*
Domingo: Na Praça da Catedral serão realizadas missas às 8h; 10h; 17h; e 19h;
*
Segunda-feira: Às 19h será realizada a Via Sacra de todas as paróquias no Santuário Morada de Deus;
*
Terça-feira: Às 19h, na Catedral, haverá preparação comunitária para a Páscoa;
*
Quarta-feira: Na unidade será celebrada a missa Benção dos Santos Óleos e renovação das Promessas Sacerdotais, às 20h;
*
Quinta-feira: Às 19h30 haverá o Lava Pés, e logo após grupos de novena, jovens e formação seguem com a programação até as 0h;
*
Sexta-feira: Das 6h até as 18h30 a programação contará com 11 eventos celebrativos, divididos por hora.
*
Sábado: Ocorrerá a partir das 19h30 a Celebração Solene da Vigília Pascal; Benção do Fogo; Círio Pascal; Proclamação da Páscoa; Benção da Água; e Renovação das Promessas do Batismo
*
Domingo: Celebrando a Páscoa, as missas serão realizadas às 8h; 10h; 17h; e 19h.