Sem espaço, veículos apreendidos ficam fora do pátio municipal

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 08/06/2016
Horário 09:47
 

O pátio de veículos apreendidos de Presidente Prudente ficou sem espaço para novas apreensões, que estão sendo deixadas às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, do lado de fora do alambrado. A reportagem esteve ontem no local e verificou cerca de dez carros nessa situação. Em outubro do ano passado, o local já estava com mais de 1,6 mil veículos, e agora a demanda sobrepôs sua capacidade máxima, de 2 mil.

Jornal O Imparcial Com capacidade máxima de 2 mil veículos, pátio municipal está lotado; previsão da Semav é desafogar espaço nos próximos dias

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Ayrton Carlos Dias, a razão da lotação é um desequilíbrio na rotatividade dos carros causado por uma desaceleração da liberação dos veículos. "Não é que nós estamos apreendendo mais. São as pessoas que estão levando mais tempo para retirar", explica. Algo que pode estar afetando nessa situação é o panorama nacional de recessão econômica.

Mas o cenário não deve permanecer assim por muito tempo, garante o secretário. Um leilão foi realizado pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) na última semana e foram arrematados cerca de 500 veículos, os quais serão liberados entre 10 e 15 dias, assim que forem formalizadas as aquisições. Ayrton ressalta que a Prefeitura não tem intenção de criar um novo pátio.

No ano passado, a Semav apontou que das 1,6 mil apreensões, 577 foram feitas pela Polícia Civil estadual, apontando ainda que existiam veículos do órgão de segurança pública há 20 anos no local. Na época, a Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que lançaria no começo de 2016 uma licitação para a contratação de um pátio da Polícia Civil em Prudente, com investimento previsto de R$ 60 mil/mês. Ontem, a pasta, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informou que a Polícia Civil de Presidente Prudente está "empenhada para viabilizar a licitação para a contratação de um pátio do órgão na cidade, que também realizará a remoção dos carros apreendidos por todas as delegacias subordinadas à Delegação Seccional do município".

 

Focos de Aedes

Uma preocupação diante do grande número de veículos apreendidos no pátio é relacionada aos focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, que já acometeu mais de 8 mil pessoas em Prudente só neste início de ano. Quanto a esse fator, o secretário afirma que os funcionários do pátio realizam um monitoramento diário diante do risco de acumular criadouros e que carros apreendidos com vidro aberto são vedados com plástico, justamente para evitar os focos.

Ayrton ressalta ainda que em março foi promovido um mutirão de limpeza em parceria com a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Defesa Civil e Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), também para evitar a criação de mosquito Aedes aegypti. Na ocasião foi feito ainda o plantio de crotalária ao redor do local.
Publicidade

Veja também