Estava prevista para esta sexta-feira (29) o anúncio da diretoria de Prudenco pelo prefeito eleito Milton Carlos de Mello ´Tupã`(Republicanos), mas a definição ainda levará um tempo e poderá ocorrer no começo de dezembro.
SOBRE O ASSUNTO
O Plantão conversou com Tupã sobre o assunto, mas apenas perguntando se seria realmente hoje, conforme previsão feita por ocasião do anúncio dos nomes que comporão o secretariado, feito na última segunda-feira (25).
BUSCA DE RECURSOS
Pela terceira vez depois de eleito, Tupã esteve nesta semana em São Paulo. Foi novamente em busca de recursos e de obter a destinação de emendas parlamentares para Presidente Prudente, junto a vários deputados na Assembleia Legislativa.
DEMANDA JUDICIAL
Na Secretaria de Estado da Saúde, com o secretário Eleuses Paiva, fez solicitações de recursos para custeio, medicamentos e fraldas geriátricas que são motivo de demanda judicial em Prudente.
VIVÊNCIA E VISÃO
Médico e também professor universitário, o secretário tem vivência em administração pública municipal, por ter sido vice-prefeito de São José do Rio Preto; além de ter atuado como deputado federal em três ocasiões, sendo duas como suplente e uma titular.
VISITA PREVISTA
Conforme Tupã, Eleuses Paiva assumiu o compromisso de vir a Prudente para tratar de questões da saúde pública que já foram conversadas e outras demandas a serem apresentas pelo prefeito que assumirá o cargo em 1º de janeiro próximo.
DADO RELEVANTE
Sobre a saúde em Prudente, o Plantão obteve nos bastidores informação relevante de que a cidade comporta, pelo número de habitantes, 116 equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), mantidas com recursos do governo federal.
LONGE DO TOPO
Ao buscar informações sobre o número de ESFs, soube que em Prudente são 26 na Rede Municipal de Saúde. No Ministério da Saúde consta que destas, apenas 14 são credenciadas para receber recursos federais.
POSIÇÃO NO TOPO
Nesta semana, o governo de São Paulo promoveu a 23ª edição do seminário sobre poluição por produtos químicos. Dentre os convidados – brasileiros, alemão e italiano – esteve uma pesquisadora de Presidente Prudente.
SAÚDE HUMANA
A Dra. Renata Calciolari Rossi, vinculada a Unoeste, expôs o tema microplásticos (plásticos deteriorados e com menos de 0,5 cm) na agricultura, contaminação do solo, insegurança alimentar e impacto na saúde humana.
CÂNCER DE BOCA
Em Álvares Machado a Câmara aprova a criação do Novembro Vermelho com ações de prevenção sobre o câncer de boca. A iniciativa da vereadora Lê de Projeto (PSDB) também tem o objetivo de reduzir custos ao eliminar tratamento futuro.
MEDALHA DE MÉRITO
Esta semana, a Câmara entregou ao jornalista e estudante de medicina na Unoeste, o machadense Estevão Salomão, a medalha “Vereador Kiochi Tatizawa” pelo trabalho de prevenção à saúde junto à população. Autoria do vereador João Sanchez (PP).