Seguro pecuário protege rebanho de imprevistos

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 10/10/2024
Horário 07:50
Foto: Divulgação 
Proteger o rebanho financiado com um seguro pecuário é uma decisão estratégica que oferece mais segurança e tranquilidade para o dia a dia da sua produção 
Proteger o rebanho financiado com um seguro pecuário é uma decisão estratégica que oferece mais segurança e tranquilidade para o dia a dia da sua produção 

O sucesso na pecuária depende de vários fatores, como cuidar bem do rebanho e gerenciar os recursos de forma eficiente. Mas, mesmo com todo esse cuidado, imprevistos podem acontecer.
Contratar o seguro pecuário é uma boa forma de estar preparado para essas situações. Com ele, você, produtor rural, pode continuar o desenvolvimento de sua atividade, mesmo diante de problemas desafiadores, e contar com um apoio financeiro que ajuda a manter tudo em ordem.
 
Seguro pecuário no Brasil
No agronegócio, o seguro pecuário é uma importante proteção que os criadores podem contratar para cuidar dos animais e assegurar em situações de morte ou doença, por exemplo.
Um levantamento da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) mostrou que, entre 2018 e 2022, a demanda pelo seguro pecuário no Brasil cresceu 1.106%, alcançando R$ 70 milhões.
Em 2024, a procura pelo seguro pecuário cresceu 71,9% apenas nos primeiros cinco meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Dados como esses mostram a importância que o produtor rural tem dado a essa modalidade de seguro para ajudar na continuidade de suas atividades. 
Além disso, para ampliar a proteção da produção rural, também existem outros tipos de cobertura como o seguro cafezal, que é voltado para plantações de café, e o seguro penhor rural, que protege máquinas e equipamentos.

Divulgação 

Demanda pelo seguro pecuário no Brasil cresceu 1.106%, alcançando R$ 70 milhões

As modalidades de contratação 
O seguro pecuário é uma ótima opção para cuidar de seu rebanho financiado e pode ser contratado por pequenos, médios e grandes produtores. No Sicredi você tem duas opções de cobertura para atender às suas necessidades.
A cobertura básica é a alternativa para amparar o rebanho em situações de morte causadas por eventos como raios, incêndios, explosões e desastres naturais, como vendavais, furacões, ciclones, tornados, granizo e até quedas de aeronaves.
Ela também abrange transporte (apenas para gado de corte) e oferece amparo em casos de alagamentos, inundações, impacto de veículos terrestres e fumaça.
Já a cobertura ampla vai além, oferecendo uma proteção mais abrangente. Além de incluir todos os eventos da cobertura básica, ela cobre mortes causadas por acidentes, doenças e eletrocussão.
Casos de envenenamento, intoxicação acidental, ingestão acidental de objetos estranhos, complicações durante ou decorrentes de partos e até ataques, picadas ou mordeduras de animais também são eventos cobertos. (Do blog do Sicredi)

Os diferenciais 
Além das duas opções de coberturas, o seguro pecuário para rebanho financiado oferecido pelo Sicredi possui alguns diferenciais que agrega valor:
•    Duas opções de franquia: você pode escolher entre franquia simples e franquia dedutível, de acordo com as necessidades do seu negócio;
•    Seguro pecuário para bovinocultura: está disponível tanto para bovinos de corte quanto para bovinos de leite, oferecendo proteção completa para diferentes tipos de produção;
•    Cobertura para brucelose e tuberculose: ampara o rebanho de gado de leite na ocorrência de tais doenças, proporcionando mais segurança para a sua atividade pecuária.
 

Publicidade

Veja também