Seduc publica orientações sobre protocolos sanitários no retorno presencial às aulas em PP

Entre recomendações, estão priorização de atividades ao ar livre, revezamento de turmas na hora da alimentação e afastamento de profissionais e crianças com sintomas gripais

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/02/2022
Horário 14:07
Foto: Marcos Sanches/Secom
Alunos com sintomas gripais não deverão entrar na unidade escolar
Alunos com sintomas gripais não deverão entrar na unidade escolar

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente, por meio do Diário Oficial do município desta quarta-feira, publicou a resolução 02/2022, que reorganiza orientações divulgadas anteriormente e estabelece novas diretrizes para o atendimento 100% presencial nas unidades escolares, visando o cumprimento dos protocolos sanitários necessários para evitar o contágio pela Covid-19.

Dentre as recomendações elencadas no documento, estão a priorização de atividades ao ar livre; o distanciamento considerando o espaço físico disponível; e o revezamento das turmas e o espaçamento de acordo com as possibilidades na hora da alimentação.

A resolução, em conformidade com a Lei Federal 13.979/2020, desobriga o uso de máscara por crianças abaixo de três anos e alunos autistas de qualquer idade.

Sintomas gripais

Em caso de alunos e profissionais com sintomas gripais, o documento orienta que estes não devem entrar na unidade escolar.

Caso profissionais apresentem sintomas gripais na escola, devem ser orientados a se retirarem do prédio e, imediatamente, procurarem o serviço médico para a realização do teste rápido em unidade de saúde referência no momento.

Se o aluno apresentar sintomas gripais na escola, não poderá mais permanecer no prédio. Os pais ou responsáveis serão contatados.

Os alunos e profissionais que testarem positivo para a Covid-19 serão afastados de todas as atividades escolares, devendo cumprir o isolamento de acordo com as ordens médicas, pelo período determinado no atestado.

Também há na resolução as regras para alunos que apresentam fatores de risco ou comorbidades e queiram optar pelo atendimento remoto.

A Seduc, no capítulo 4, ressaltou a importância da vacinação das crianças contra a Covid-19, garantindo a promoção de ações de sensibilização, orientação, apoio e incentivo.

"Ano desafiador"

De acordo com a titular da Seduc, Joana D’arc Patrício do Nascimento, este será um ano bastante desafiador para toda a comunidade acadêmica. “Esperamos que seja um ano de muita aprendizagem. Sabemos que a defasagem é grande e superar essas lacunas vai exigir muito esforço, criatividade, investimentos e, acima de tudo, colaboração de todos para que possamos vencer os obstáculos e oferecer o melhor ensino aos nossos alunos. Esse é o nosso objetivo principal", expõe.

O documento completo, com todas as regras e orientações, pode ser consultado no link gdoe.com.br/publicacao/?arq=6203a47bb298c.pdf.

Publicidade

Veja também