Iniciou na terça-feira e segue até a próxima sexta-feira (13), o Cadastramento de Artistas e Produtores Culturais, pessoas físicas ou jurídicas, coletivos ou autônomos de Presidente Prudente. A ação tem como objetivo suprir o Banco de Dados da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e ter atualizado um catálogo de artistas habilitados para apresentar, quando preciso, a SEC (Secretaria de Estado da Cultura), que em reunião com o titular de Cultura do município, José Fábio Sousa Nougueira, foi firmada uma parceria na qual o governo municipal, por meio da pasta, realizará oficinas artísticas na cidade e região.
Secretário Municipal da Cultura, Fábio Nougueira e o assessor da pasta, Denilson Biguete
O assessor da Secult, Denilson Biguete, explica que é importante esse cadastro para que possam identificar as pessoas que estão fazendo arte na cidade. Ele enfatiza que é fundamental que estas mandem essas informações para que se obtenha um diagnóstico mais preciso desses produtores da arte. "Dessa forma, assim que os projetos de 2017 começarem a entrar, temos como acessá-los com segurança. Dar a oportunidade para que todos sejam reconhecidos e possam participar das programações, dos editais que estão por vir, receber as informações da cultura e revelar e reconhecer a nova leva de artistas da cidade que talvez esteja produzindo arte dentro de um território que não conhecemos", ressalta o assessor.
Denilson reforça que, como já divulgado neste diário
, após o anúncio de que seriam finalizadas as Oficinas Culturais Timochenco Whebbi, a prefeitura, através da Secult, vai assumir a programação das oficinas culturais. Logo, é de suma importância que este cadastro esteja em dia, atualizado. "A hora que começar a surgir os convites do Estado para essas oficinas, todos que estiverem no catálogo poderão receber as notificações, participar das convocações que a pasta estadual fizer na contratação desses artistas dentro das suas modalidades", pontua.
Mais visibilidade
Para o titular da Secult, José Fabio Sousa Nougueira, essa ação logo no início de um novo governo, é mais do que positiva para os artistas. Por que? Pelo fato de ter o diferencial deste cadastro atualizado estar em posse também da SEC, o que oportuniza, assim, que os artistas de Prudente possam ir além dos limites do município. "Ou seja, poderão mostrar seu trabalho participando de iniciativas culturais em outras cidades do Estado. É importante porque, além de divulgar a nossa cidade, amplia o campo de trabalho para os nossos artistas", destaca o secretário municipal.
Em sua última entrevista a este impresso, Fábio disse que estava tudo certo em relação ao compromisso da Prefeitura em dar continuidade às oficinas culturais e que, entre aquela semana ou a outra, todo acervo da Oficina Cultural seria transferido para o Centro Cultural Matarazzo, por ordem do Estado. E que no início do mês, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) deveria ir a São Paulo assinar o convênio.
"O prefeito ainda não pode ir a São Paulo formalizá-lo, e estamos aguardando algum documento da SEC, com uma lista do acervo da Timochenco, todos equipamentos para sabermos o que vem ou não para a Secult", acrescenta Denilson Biguete, assessor da Secult.
PARA SE CADASTRAR:
- Enviar um e-mail para:
[email protected] com os seguintes dados:
- Área de atuação artística
- Nome do grupo ou instituição
- Nome do responsável
- Endereço: Rua / número / bairro / CEP
- Telefone
- E-mail
*Mais informações (18) 3226-3399