Foto: Geraldo Gomes - Foto oficial dos vereadores da 19ª Legislatura, com os nomes em ordem alfabética. Aparecem posicionados em pé: Babu, Edu, Izaque, Mauro, Sara, Guilherme, Demerson e Dr. Enio. Sentados: Edgar (2º-secretário), Bozo (vice-presidente), William (presidente) e Penalva (2º-secretário).
CANDIDATURA 2026
Em evento do setor agropecuário nesta semana, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, sinalizou que será candidato nas eleições de 2026, ao dizer que daqui a um ano larga o cargo e volta para Prudente.
GENTE DO AGRO
A fala foi feita quinta-feira, no Dia de Campo de 10 anos de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) na fazenda Campina, propriedade do agropecuarista Carlos Vicava, localizada em Caiuá, na microrregião de Presidente Venceslau.
SEM CARNAVAL
Outra fala política foi a de que a firme atuação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) inibiu o “carnaval vermelho”, que por anos foi um movimento de invasão de terras praticado com intensidade no Pontal do Paranapanema.
CRÍTICA FORTE
Sobre essa questão, disse ainda que “baderneiro não tem espaço neste Estado”. Criticou a recente decisão do governo federal de isentar a importação de alguns alimentos, em detrimento à atenção que precisam e merecem os produtos brasileiros.
Foto: Homéro Ferreira - Secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, em evento agropecuário em Caiuá
GOL DE PLACA
A vereadora Sara Lopes (União Brasil) marca gol de placa (expressão futebolística para gols de rara felicidade) ao contratar para a sua assessoria o jornalista Maycon Morano, que por 14 anos atuou na Câmara Municipal de Prudente.
AMADO MESTRE
Por decisão da mesa diretora e de caráter exclusivamente político, Maycon deixou a Câmara no final da 1ª quinzena de janeiro. Voltou a ser professor. Antes, atuou nessa função em escola da informática, em Prudente e Curitiba (PR). Agora, no ensino básico.
POSSÍVEL DOUTOR
Além de jornalista, sua formação superior inclui mestrado em educação. É possível que, no ano que vem, ingresse no doutorado, estimulado pelo bom histórico construído na graduação e pós-graduação na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
HONRA MILITAR
O vereador licenciado para responder pelo cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira (PP), está entre os poucos civis homenageados no aniversário de 59 anos do 18º Batalhão de Polícia Militar.
Crédito: Cedida - Tenente-coronel Disaró quando da entrega da medalha do 18º Batalhão ao vereador licenciado Tiago Oliveira
BRAÇOS ABERTOS
A homenagem na manhã de sexta-feira decorreu, especialmente, de sua proximidade como vereador e presidente da Câmara com a instituição que presta segurança em Prudente e outros 20 municípios da região, cobrindo uma área de 9,5 km².
TENENTE-CORONEL
A Medalha Cinquentenário do 18º Batalhão de Polícia do Interior foi entregue pelo seu comandante tenente-coronel Luís Nelson Disaró, que em 2017 recebeu Moção de Aplausos da Câmara, por iniciativa do vereador Mauro Neves (Podemos).
DONO DO APITO
Com belo histórico de arbitragem no futebol amador de Prudente, Marcos Antônio Pereira Dimas, mais conhecido como Lobão, receberá cartão de prata da Câmara Municipal nesta segunda-feira à noite.
BELO HISTÓRICO
A iniciativa da homenagem é do vereador desportista Babu da Cohab (PP), criador da Frente Parlamentar de Apoio, Promoção, Fomento e Defesa ao Esporte. A história de Lobão inclui 19 anos de arbitragem na LPF (Liga Prudentina de Futebol).
DNA FAMILIAR
Seu irmão Carlos Roberto Pereira Dimas, o popular Coringão, também foi árbitro e presidente do Departamento de Arbitragem da Liga. Outra figura de expressão no futebol amador de Presidente Prudente.
FIRME E FORTE
É possível que os casos da doença fossem bem mais que os atuais não fosse a atuação do Grupo de Trabalho para Combate à Dengue de Presidente Prudente, liderado pelo vice-prefeito José Osanam Albuquerque Junior (PL) e que envolve diretamente o chefe de gabinete Feiz Abbud.
TODOS JUNTOS
O grupo tem o envolvimento direto de secretários e servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil e a empresa de economia mista Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
Foto: Homéro Ferreira - Vice-prefeito José Osanam lidera o Grupo de Trabalho para Combate à Dengue
VAI OU NÃO VAI
Os projetos do prefeito Tupã (Republicanos) sobre redução do teto de precatórios e solicitação de autorização de empréstimo de R$ 25 milhões esperam por decisões na Câmara Municipal, que na sessão de amanhã deverão ter posicionamento.
PRESSÃO EXTERNA
Havia indícios de que os projetos passariam com tranquilidade na última sessão ordinária, mas que não foram confirmados. Além do que, sobre os precatórios há pressão externa do sindicato dos vereadores e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Foto: Homéro Ferreira - Apesar do jeito de durão, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), às vezes é manteiga derretida e tem “mel” que atrai as crianças que pulam no seu colo. A desta foto é a Duda, filha dos secretários de Finanças, Cadmo Garcia, e de Educação, Karina Gomes.