Na reunião que fechou o primeiro ciclo de debates sobre os impactos do Decreto Municipal nº 35.070/2024, que regulamenta as obrigações dos grandes geradores de lixo de Presidente Prudente, o secretário municipal de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, sinalizou a possibilidade da prorrogação do prazo – até o fim deste ano - para a adequação de empreendimentos comerciais e industriais que geram 200 ou mais litros diários de resíduos sólidos. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, na Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente).
Em março, as datas-limites para o cumprimento das responsabilidades pelo acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final dos rejeitos pelos empreendimentos que se enquadram como grandes geradores de lixo no município já haviam sido alteradas para o dia 30 de junho para o grupo 1 (hotéis, mercados, supermercados, hipermercados, shoppings e galerias) e 31 de julho para o grupo 2 (restaurantes, bares, lanchonetes, boates e demais estabelecimentos).
“A nossa grande preocupação agora é que essas adequações sejam feitas de uma forma correta, para que lá na frente você não tenha um retrabalho. Hoje, Presidente Prudente já tem uma economia de cerca de R$ 300 mil por mês deixando de fazer aquele aterramento dos grandes geradores que já se adequaram. Estamos nesta fase de tentar entender como isso vai funcionar. O prazo ainda continua 30 de junho para o primeiro grupo e 31 de julho para o segundo”, indicou Bill Paschoalotto.
Segundo o gestor da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), pela lista da Prefeitura, cerca de 380 empreendimentos já foram catalogados como grandes geradores de lixo e, deste total, 83 empresas, todas pertencentes ao grupo 1, já se adequaram ao Decreto Municipal nº 35.070/2024.
“Nossa grande preocupação é com bares, restaurantes e lanchonetes, que estão vendo isso pela primeira vez e vão ter que se mobilizar. Este grupo tem até o dia 31 de julho, mas a gente está trabalhando para tentar aumentar este prazo”, sinalizou o secretario da pasta de Meio Ambiente. De acordo com Bill, a Prefeitura irá criar um canal de comunicação para que empresários e munícipes tenham acesso à lista de empresas catalogadas como grandes geradoras de lixo.
O encontro desta segunda-feira marcou o encerramento do primeiro ciclo de debates acerca dos impactos do decreto municipal que regulamenta as obrigações dos grandes geradores de lixo de Presidente Prudente. Os encontros vinham sendo organizados pela Acipp e o Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente) desde fevereiro.
Para o presidente do Sinhores, Rubens Afonso, a pauta se encerra, mas a complexidade do problema ainda não. “A gente vai continuar acompanhando. A ideia é que neste primeiro momento a gente conclui aqui com esta última reunião da comissão representativa e todo este trabalho que está sendo desenvolvido e, à medida que as coisas forem evoluindo, nós vamos acompanhar e, se tiver que convocar outras reuniões, a gente irá avaliar novamente”, disse Rubens.
Nesse período, como noticiado por O Imparcial, três empresas que realizam o acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final de resíduos sólidos apresentaram suas propostas aos grandes geradores de lixo: Coopermais, Monte Azul e G4.
“A gente orienta para que o empresariado fique atento aos prazos, procure estas empresas que já foram identificadas e procure se adequar, porque os prazos vão se findar e aí vai ficar esta responsabilidade. Conforme a última atualização, as datas-limites estão em 30 de junho e 31 de julho”, orientou o presidente do Sinhores.
Leia mais:
Última reunião dos grandes geradores de lixo ocorre nesta segunda
Três empresas apresentam propostas para gestão de resíduos de grandes geradores em Prudente
Empresas interessadas em coletar lixo de grandes geradores poderão apresentar propostas no dia 18
Comissão é formada para discutir coleta e destinação do lixo de grandes geradores em Prudente
Secretaria de Meio Ambiente de Prudente propõe prorrogação de prazos para grandes geradores de lixo