Secretaria de Saúde de Prudente inicia serviço de telemedicina

A princípio, será destinado a pacientes assistidos no prédio do programa DST/aids, mas a ideia é expandir para unidades básicas de saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2021
Horário 13:53
Foto: Marcos Sanches/Secom
Primeira paciente foi consultada por médica infectologista de forma online
Primeira paciente foi consultada por médica infectologista de forma online

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), inaugurou o serviço de telemedicina, implantado como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O primeiro atendimento aconteceu nesta quinta, no prédio do Programa DST/aids. A paciente, que preferiu não ser identificada, foi consultada pela médica infectologista, Maria Cristina Silva de Lima Dantas.

O telesserviço inclui medicina, psicoterapia e enfermagem. De início, será destinado a pacientes assistidos no DST/aids. Posteriormente, será estendido à ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila São Pedro e à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Cedral.

De acordo com o assessor da Sesau, Jefferson Saviolo, a telemedicina evitará o deslocamento do paciente à unidade de saúde, diminuindo a circulação de pessoas e aglomerações. O cidadão receberá o aviso da consulta e um link por meio do WhatsApp, que o direcionará a uma sala virtual.

Jefferson também explica que a assistência remota não se aplica a primeiros atendimentos. “Será para retornos e acompanhamentos, nos casos de pacientes já estáveis”.

Segundo a infectologista, o serviço garante segurança aos pacientes e também à equipe, sem perder a qualidade. “A telemedicina já é uma realidade e veio para ficar”, pondera.

O prefeito Ed Thomas (PSB) acompanhou a primeira consulta e agradeceu a paciente pela disponibilidade. “Será um serviço de responsabilidade, prestado por profissionais de qualidade. É a tecnologia a serviço dos nossos munícipes. Mais uma medida de enfrentamento a esse momento tão difícil”, avalia.

Publicidade

Veja também