Secretaria da Saúde estima entregar unidades do Caps no 2º semestre

PRUDENTE - André Esteves

Data 06/07/2016
Horário 09:44
 

Com o objetivo de ampliar o atendimento psicossocial para dependentes químicos e portadores de transtornos mentais, a rede municipal de Saúde de Presidente Prudente inaugura, no segundo semestre deste ano, novas unidades vinculadas ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial). De acordo com o secretário da Saúde do município, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, será entregue, na próxima semana, a segunda casa de acolhimento do núcleo, que deve abrigar dez adultos em estado de vulnerabilidade social. A primeira, destinada para crianças, foi aberta em junho, como noticiado pelo jornal O Imparcialna ocasião. Além disso, o público adulto atendido pelo centro será contemplado, no prazo de 90 dias, com o Caps 3, integrado ao prédio da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Ana Jacinta. Até o fim do ano, o Caps pretende entregar a última Residência Terapêutica, no Jardim Alto da Boa Vista, finalizando os seis espaços de assistência planejados para a cidade.

Jornal O Imparcial
Inauguração do Caps Infantil ocorreu na manhã de ontem; 250 crianças serão atendidas

Os anúncios foram feitos, na manhã de ontem, durante a inauguração do novo prédio do Caps Infantil, após uma reforma de seis meses. Conforme a interlocutora regional de Saúde Mental do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente), Márcia Helena Bissoli, a nova estrutura é de extrema importância para a execução do trabalho realizado pelo centro. "Esse tipo de cuidado deve ser iniciado ainda na infância. Para isso, as crianças precisam de um espaço onde se sintam acolhidas. A reforma permitiu um ambiente mais humanizado e um espaço adequado para o tratamento psicossocial", expõe.

Segundo o coordenador técnico do Caps, Carlos César de Lima, a ala infantil atenderá 250 crianças de 5 a 17 anos e oferecerá serviços psiquiátricos e psicológicos, de assistência social, enfermaria e terapia ocupacional, além de oficinas internas e externas. "O Caps Infantil acolhe crianças em estado de vulnerabilidade social e presta assistência até que estejam prontas para o retorno ao convívio familiar", explica. O coordenador ainda destaca que a principal unidade do Caps passou, recentemente, por uma ampliação, com a implantação de oito novos leitos. Para o secretário da Saúde, o novo espaço é uma evolução no tratamento das crianças e um passo importante para o aperfeiçoamento da estrutura em saúde mental no município. "Em relação a outras cidades com o mesmo porte populacional, Prudente é a primeira no Brasil com a maior quantidade de equipamentos destinados à saúde mental", aponta.

O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), esteve na unidade para prestigiar sua inauguração e elogiou o desempenho dos profissionais envolvidos com o Caps. "Vocês realizam aqui um trabalho diferenciado, recuperando pessoas e fazendo por elas o que muitas vezes as famílias não podem fazer", elogiou. O prédio do Caps Infantil está localizado na Rua dos Ipês Roxos, 490, na Cohab.

 
Publicidade

Veja também