Na região de Presidente Prudente, 62,3 mil alunos de 127 escolas participam da Avaliação de Aprendizagem em Processo, realizada pela Secretaria Estadual da Educação. A aplicação das provas iniciou segunda-feira, e segue até o dia 28 deste mês.
De acordo com a dirigente regional de Educação, Naide Videira Braga, 60, em Prudente, 25 unidades realizam o exame. Já na regional, são 43 estão vinculadas à Diretoria de Ensino. O objetivo, segundo a ela, é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Após a avaliação, será feito um mapeamento individual das principais dificuldades enfrentadas em cada ciclo. Assim, serão traçadas estratégias para melhorar os aspectos da aprendizagem daqueles que necessitam de atenção.
Alunos são examinados nas disciplinas de português e matemática
Braga explica que, dentro do período destinado ao exame, cada professor aplica a prova de acordo com o melhor dia no cronograma de aulas. A correção é feita pelo próprio professor e o replanejamento das ações para a melhoria do ensino também.
Participam da prova alunos do 2º ano do ensino fundamental até a 3ª série do médio. Serão testados os conhecimentos dos estudantes em duas matérias. A prova é composta por dez questões de matemática, dez de língua portuguesa, além da redação.
A dirigente conta que "apesar de a prova envolver as questões de matemática e português, todas as matérias que os alunos estudam podem ser avaliadas". "Em tudo eles têm que ler, interpretar, fazer contas. Por isso, essa avaliação é muito importante para conhecer o aluno", considera.
Os professores que aplicam a prova recebem um manual chamado "Comentários e Recomendações Pedagógicas", uma forma de auxiliá-los para que encontrem alternativas para melhorar o ensino.
Por meio da Assessoria de Imprensa, o secretário estadual da Educação, Herman Voowald, declara que a Avaliação de Aprendizagem em Processo é mais um dos mecanismos criados para apoiar professores e alunos em sala de aula. "O objetivo não é dar nota para o desempenho nas provas, mas identificar a dificuldade para o acompanhamento de cada um dos estudantes, de acordo com a dificuldade que eles apresentarem", afirma.