A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia hoje a 9ª edição da campanha estadual "Fique Sabendo", que oferece à população testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 250 mil testes em quase 590 municípios paulistas até 1º de dezembro, dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Presidente Prudente, segundo informações da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), além de testagem em alguns locais da cidade, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias Saúde da Família) estarão empenhadas na realização dos testes rápidos de HIV e sífilis.
Ao todo, conforme a pasta estadual, 3.917 unidades de saúde distribuídas em todo o Estado participarão da campanha. Além disso, serão realizados testes rápidos para HIV e sífilis para a população privada de liberdade em 83 penitenciárias paulistas. Durante o período da campanha, serão mobilizados aproximadamente 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratórios, entre outros.
Conforme programação do DST/Aids em Prudente, hoje a equipe do órgão realizará os testes no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), das 8h às 11h e das 13h às 16h. Amanhã os exames estarão disponíveis no calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, em uma tenda que deverá ser montada na Praça 9 de Julho, das 8h às 11h.
Na segunda-feira os testes serão realizados novamente no AME, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Enquanto que na terça, quarta e quinta-feira, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Móvel do Programa DST/Aids estará estacionado no campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Campanha
Criada em 2008, a campanha "Fique Sabendo" tem como objetivo estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste de HIV e chamar a atenção, principalmente dos grupos mais atingidos pela Aids como, por exemplo, usuários de drogas, profissionais do sexo e homossexuais.
A adesão ao teste rápido deve ser voluntária e pode ser realizada por meio de procedimentos simples como a retirada de uma gota de sangue com a picada no dedo ou pela coleta de fluido oral. As amostras do material são analisadas no local e o resultado sai em poucos minutos. Para obter mais informações sobre a campanha ou consultar os locais onde é possível fazer o teste rápido, os interessados podem ligar no Disque DST/Aids 0800 16 25 50 ou acessar o site: www.crt.saude.sp.gov.br. Em Prudente, o Programa DST/Aids fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3221-1366.