Saúde leva vacinação contra pólio para dentro de 30 escolas municipais a partir desta terça

Neste primeiro dia, serão contempladas unidades do Parque Cedral, Vila Paulo Roberto e Nova Prudente; pais precisam assinar termo de autorização enviado pelas instituições

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/06/2024
Horário 17:23
Foto: Cedida
Objetivo do trabalho é ampliar cobertura vacinal e alcançar metas de imunização contra pólio
Objetivo do trabalho é ampliar cobertura vacinal e alcançar metas de imunização contra pólio

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação), inicia nesta terça-feira a vacinação contra a poliomielite em 30 escolas da rede municipal. Segundo as pastas, trata-se de mais uma estratégia para garantir o acesso das crianças à imunização, com o objetivo de ampliar a cobertura e alcançar as metas de vacinação. 

O cronograma de atendimento seguirá até sexta-feira. No primeiro dia de imunização, serão atendidas as seguintes unidades: Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez, no Parque Cedral; EM Edna Carnelós Barbosa, na Vila Paulo Roberto, e EM Maria Edite Tenório Perrone, na Vila Nova Prudente.

Para que a criança receba a vacina na unidade escolar, é necessário que pais ou responsáveis assinem o termo de autorização enviado pela escola e encaminhe a carteirinha de vacinação no dia informado.

Para esta ação conjunta entre as secretarias, foram selecionadas as 30 escolas que têm como corpo discente predominante crianças na faixa etária da campanha, de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Escolas que receberão ação

As escolas contempladas são: Creche Anita Ferreira Braga, EM Karina Athia Krasucki, EM Krisan Martin, EM Ederli Marangoni, EM Professora Vilma Gianotti Martinez, EM Professora Nair Musegante Lebrão, Creche Walter Figueiredo, EM Professora Jovita Terin, Creche Walter Marques anexa à EM Domingos Ferreira de Medeiros, Creche Clotilde Veigas de Barros, EM Maria Haddad Haidamus, EM Carlos Alberto Arruda Campos, EM Pioneiro Alberto Bernardes Sotello, EM Educadora Eunice Menezes, EM Pioneiro Ettore Marangoni, EM Odette Duarte da Costa, EM Carlos Ceriani, EM Irmã Nazarena Zamit, EM Dr. Aziz Felipe, EM Vereador Ivan Junior Lima Barbosa, EM Conceição Barbosa Tamaoki Horio, EM Vovó Silveria, EM Rosana Negrão Freitas dos Santos, EM Professora Dirce Mascarenhas, Creche Mei Mei, EM Eliane Tadiotto de Araújo, EM Eluiza de Rezende Rodrigues e EM Professor João Bohac.

O cronograma das demais escolas está sendo elaborado e será divulgado posteriormente, conforme a disponibilidade de cada unidade e também da unidade de saúde referência, que dará apoio à vacinação.

Dia D

Realizado neste sábado, o "Dia D" de divulgação e mobilização contra a poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, garantiu a imunização de 730 crianças em Prudente.

O balanço apresentado pela Sesau mostra que a iniciativa possibilitou a aplicação de 138 doses em crianças de 1 ano; 185 doses em crianças de 2 anos; 223 em crianças de 3 anos e 184 no público de 4 anos.

Para quem perdeu a ação deste sábado, Prudente conta com 28 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF (Cadastro da Pessoa Física). 

Meta de vacinação

Em Prudente, a meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, estimado em 12 mil crianças, para reduzir o número de não imunizados e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo PVS (poliovírus selvagem) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

Fase de transição

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da VOP (vacina oral poliomielite) para apenas um reforço com a VIP (vacina inativada poliomielite). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.

Esclareça dúvidas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Publicidade

Veja também