A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) aplica nesta quarta e quinta-feira o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Além de avaliar o aprendizado desses alunos ao longo do ano, as provas também integram uma das fases seletivas para o programa Prontos pro Mundo.
Nesta quarta, os estudantes responderão a questões de linguagens e matemática e, nesta quinta, ciências da natureza e ciências humanas.
As provas serão aplicadas no formato digital e cada aluno poderá ficar na sala por até 3h30, com permanência mínima de 1h45. Alunos com deficiência têm direito a permanecer na sala de prova por mais uma hora.
A partir do resultado na avaliação, os alunos serão selecionados para o curso intensivo de inglês online e preparatório para a prova que definirá os 1.000 intercambistas que viajarão em 2026 por meio do programa Prontos pro Mundo.
Durante o período fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de ensino médio (high school) em países de língua inglesa e ficarão hospedados em casas de família.
A novidade deste ano é a prova ouro. Além da bonificação a professores e equipe gestora, as unidades que atingirem as metas ouro e diamante vão receber uma premiação. O valor varia de acordo com o número de alunos matriculados por unidade e o status da meta – ouro são R$ 50 por aluno e diamante são R$ 100 por aluno.
Os valores serão aplicados em projetos definidos pelos próprios estudantes. Alunos com notas igual ou superior a oito também serão reconhecidos com certificados por mérito.