Sarem: Seduc inicia aplicação de avaliação diagnóstica para 9.797 alunos da rede de Prudente

Provas, que seguirão até 5 de julho, visam identificar dificuldades pontuais dos estudantes do ensino fundamental, a fim de que sejam posteriormente sanadas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/06/2024
Horário 17:13
Foto: Cedida
Aplicação do Sarem foi iniciada nesta segunda-feira em escolas municipais
Aplicação do Sarem foi iniciada nesta segunda-feira em escolas municipais

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), iniciou a aplicação do Sarem (Sistema de Avaliação da Rede de Ensino Municipal) para avaliar os 9.797 alunos integrantes do ensino fundamental, de 1º a 5º ano.

Conforme o cronograma planejado pelas unidades escolares, em razão do fim do segundo bimestre, a aplicação segue até 5 de julho de 2024. Uma das unidades que optou por aplicar a avaliação neste primeiro dia foi a Emeipp (Escola Municipal de Educação Integral de Presidente Prudente) Professora Doutora Gilza Maria Zauhy Garms, no Ana Jacinta.

A proposta foi elaborada pela Coordenação Pedagógica da Seduc junto com a CGE (Coordenadoria de Gestão Educacional). Após o período de elaboração das provas e adequação do sistema para gerenciamento dos resultados, o Sarem foi apresentado aos gestores das unidades escolares.

Nas avaliações elaboradas para estudantes de primeiros e segundos anos, os conteúdos serão compostos por questões de língua portuguesa, matemática e produção textual.

Já os alunos do terceiro ao quinto anos serão avaliados em um conteúdo mais amplo: língua portuguesa, matemática, produção de texto, ciências humanas e ciências da natureza.

O caderno de questões, em ambos os casos, é composto por 20 questões de múltipla escolha, baseadas nas habilidades do currículo, além da proposta de produção textual.

Diagnóstico de deficiências

De acordo com a secretária da Seduc, Marta Primo de Oliveira, a avaliação está prevista para ser aplicada duas vezes ao ano e tem o objetivo de nortear a revisão e a formulação de políticas públicas concebidas pela Seduc, relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da educação.

“O Sarem foi formulado por muitas mãos, por diretores, supervisores e equipe técnica em geral. É mais uma ferramenta para identificarmos as dificuldades pontuais dos nossos alunos e, posteriormente, podermos colaborar para que essas dificuldades sejam assistidas”, comentou Marta.

Ainda conforme a secretária, paralelamente, um projeto para atender as deficiências dos alunos evidenciadas com o Sarem já está sendo elaborado pela Seduc e será lançado em breve. 

O Decreto n° 35.596/2024, que regulamenta a aplicação do Sarem, foi assinado na manhã de sexta-feira pelo prefeito Ed Thomas (MDB) e pelas secretárias municipais de Educação, Marta Primo de Oliveira, e de Administração, Flaviane Olivette. No documento, há as regras, diretrizes e os objetivos a serem atingidos com a avaliação.

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