Para fechar o look carnavalesco, não pode faltar o sapato. Seja alto ou baixo, as mulheres, principalmente, querem arrasar na folia e garantir uma noite inteira de samba no pé. Lojas prudentinas afirmam que os mais buscados nesta época do ano são as sapatilhas, rasteiras e saltos altos. No entanto, na contramão da preferência explícita pelas clientes, o ortopedista Roberto Lotfi Junior orienta o tênis para pular sem ter a possibilidade de complicações posteriores.
Conforme a vendedora da Vera Calçados, Isamara Peretti Jorge, as mulheres preferem cor,
strass e pedraria. "Percebemos que o dourado está em alta. E as sandálias baixas, rasteiras e sapatilhas são as queridinhas", diz. Os saltos, conforme ressalta, ficam para quem vai desfilar nas avenidas de Prudente e região. "As rainhas, princesas das escolas de samba querem ousar no salto alto", diz. Já em relação ao tênis, a procura é tímida. E quando saem, são os modelos conhecidos como sapatênis.
Na Aline Calçados, conforme informações de funcionárias do estabelecimento, é vendido de tudo um pouco durante a semana que antecede o carnaval. Mas o dourado também se destaca, seja nas rasteiras, sandálias ou sapatilhas. "Para quem vai pular e dançar a noite toda, a rasteirinha é a melhor opção. O tênis nem é solicitado nesta época. É mais para fazer exercício e trabalhar", informa.
A gerente de produtos, que faz a coleção feminina para a Jô Calçados, de Prudente, Rosany Costa de Araújo, também destaca as rasteirinhas. "Tem a febre pelas sandálias de tiras finas e coloridas que vêm com tudo neste carnaval. Algo diferente, bonito e apropriado", pontua. Acrescenta que alpargatas, feitas em algodão, também são uma boa opção para os dias de festa. "São frescas e confortáveis, tem lisas e estampadas. Algo leve", pontua. As rasteiras mais solicitadas, segundo ela, são as coloridas e, inclusive, as estilo gladiador.
Profissional
Mesmo a preferência sendo as rasteirinhas, não é a opção mais correta para ter uma folia saudável para os pés. De acordo com o ortopedista, o tênis é o melhor item para ser escolhido. "Não tenha a menor dúvida de que é a melhor opção. De preferência com amortecedor. O folião costuma pular a noite toda e se não utilizar o calçado adequado, pode gerar impacto e complicações de saúde", ressalta.
Já o salto alto, aos olhos da medicina, é proibido. "Pode gerar inúmeros problemas, desde na coluna, nas pernas, entre outras partes do corpo. Ou ainda o desvio do eixo gravitacional da coluna, dores e incômodos nos joelhos. No pé, pode dar inflamação na cabeça dos ossos e no calcanhar", relata. Enfim, ressalta que uma série de patologias pode ser agravada e também evitada se utilizar o sapato correto. "Se não quiserem os tênis, já que a vaidade feminina às vezes é significativa, aconselho a usar sapatilhas, sem salto algum. Algo confortável", frisa.