“A partir da montagem do presépio, somos convidados a preparar nossa casa e a nossa vida para celebrar o nascimento de Jesus. A Igreja Católica prepara, também, a coroa do Advento, que simbolicamente vai lembrando a comunidade, a cada domingo, o tema a ser celebrado, mas, também que o tempo se aproxima”, exalta padre Tiago Carvalho, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Presidente Prudente, a qual este ano está com seu presépio montado dentro da igreja, próximo a uma Árvore de Natal Solidária, onde são deixados presentes para crianças atendidas pela Pastoral Social da igreja.
Segundo o religioso, todas as paróquias aderem, pois não é só uma ornamentação, é um tempo de espera e preparação para o novo tempo que há de vir.
“Nesse tempo somos chamados a viver a esperança de um novo tempo. Buscando a reconciliação e o perdão... momento de uma intimidade mais profunda e íntima com Deus. Momento de ‘colocar as coisas em ordem’, nos preparar para celebrar o Natal, não como uma festa somente, mas como uma oportunidade de renascer e reconstruir em Cristo”, acentua padre Tiago.
Ele acrescenta que é um tempo em que somos chamados a uma conversão sincera, que frutifica na caridade e na compaixão. “Não aquela que dura somente um dia, mas que precisa ser vivida todos os dias. Natal para nós, em Cristo, é o nascimento do Salvador e, também, é a esperança de que com Ele nasça ‘uma nova humanidade’”, enfatiza.
De acordo com a secretária paroquial da São Judas Tadeu, Mara Celia Borri Cadete, 54 anos, além de anualmente ter um lindo presépio, por vezes na praça de frente à igreja, há seis anos é realizada uma dinâmica muito bacana com os paroquianos. Trata-se da Árvore de Natal Solidária, onde as pessoas da comunidade recebem na saída das missas, uma estrela (significando a luz que leva até Jesus) e no verso dela tem a sugestão de um presente para as crianças atendidas pela Pastoral Social da igreja. Atualmente, aproximadamente 100 crianças.
Segundo Mara, ao entregar o presente, a pessoa ganha uma bola de Natal, escreve o nome da família no verso, e coloca na árvore de Natal. E foi o que Rita Fátima Marques Cássia fez na sexta-feira após deixar o seu presente. “Sinto-me muito feliz e realizada. É muito gratificante pensar que um simples gesto vai trazer alegria para uma criança!”, expôs Rita.
Durante os quatro domingos do Advento são trabalhadas as seguintes perspectivas:
1º domingo: a perseverança e a vigilância: é preciso estar preparado, mas, também, disposto a receber Jesus. Por isso se acende a vela roxa.
2º domingo: a esperança: a certeza da vinda do Salvador, a instauração de um novo Reino, uma nova Terra... o céu entre nós... acende a vela verde.
3º domingo: a alegria: celebrar a vida, a plenitude do amor e da presença de Deus em Cristo Jesus. Acende a vela rosa.
4º domingo: A paz: fruto da justiça e da igualdade, presentes nesse novo reino onde habita a caridade e amor entre nós. A celebração de uma nova vida... acende a vela branca.