São João

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do rum e contra o ruim

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 27/06/2024
Horário 05:30

Na última segunda-feira, 24, foi comemorado o Dia de São João, talvez o santo mais celebrado das festas juninas. Não sei se São Pedro reúne mais público. Ou mais fiéis. João Batista foi contemporâneo de Jesus Cristo e, por falar nisso, ele batizou o Mestre nas águas do Rio Jordão.
Batista é um sobrenome que vem de batismo. A palavra é oriunda de batismo, respeitável público. Só pelo fato de ter batizado Jesus, dá uma ideia da importância de João Batista. Ele perambulou pelo deserto por algum tempo e, para sobreviver, comia gafanhotos e mel silvestre.
João Batista foi uma pedra nas sandálias do rei Herodes Antipas. Ele esculhambava o rei por ter se casado com Herodíade (ou Herodias), que antes era casada com Herodes Filipe, meio-irmão de Antipas. Em suma: Antipas "roubou" a mulher do irmão. Aí Batista soltou os cachorros, tachando o caso de adultério.
Antipas e Herodíade odiavam Batista, que acabou sendo preso. Durante uma festa de aniversário de Salomé, filha de Herodíase, Herodes Antipas disse à sobrinha que ela poderia pedir qualquer coisa que ele prontamente atenderia o desejo da mocinha.
Salomé foi curta e grossa: "Quero a cabeça de João Batista numa bandeja", resumiu para espanto de Antipas. Ele até sugeriu outras alternativas, mas a sobrinha bateu o pé. Queria porque queria a cabeça de Batista. Sem saída, o rei atendeu ao pedido da sobrinha. João Batista foi decapitado e sua morte certamente foi a mais cruel entre os apóstolos de Jesus Cristo. Pouco antes, Jesus teria visitado Batista na masmorra. Um soldado romano quis saber o motivo da visita. Jesus respondeu: "Eu vim libertá-lo dentro da prisão". Libertação espiritual, como é óbvio.

DROPS

Pobre não come PIB.
(Maria da Conceição Tavares, economista)

Costa Rica "enquadrou" o futebol da dancinha e dos cabelos coloridos.

Vini Jr. joga tudo no Real Madrid e na Seleção só cisca.

Perguntinha: quando é que o Brasil voltará a jogar futebol brasileiro? 
 

Publicidade

Veja também