Santuário dá início ao 25º Cerco de Jericó no próximo domingo em Prudente

Serão sete dias ininterruptos de oração e missas com padres da Diocese; a partir deste sábado, também começa a Festa na Praça, confraternização que seguirá até dia 18

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/05/2024
Horário 15:12
Foto: Pascom Paroquial
No período do Cerco, paróquia seguirá com duas missas diárias
No período do Cerco, paróquia seguirá com duas missas diárias

Organizado pelo padre Edcarlos Amorim Moreira e com o tema “A água viva do Espírito Santo”, o Santuário Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente realizará a 25ª edição do Cerco de Jericó entre os dias 12 e 19 de maio. Serão sete dias ininterruptos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento e missas diárias com vários padres da Diocese.  

“O tema remete ao Espírito Santo, que é essa água viva. Os dons dele fazem as pessoas se tornarem limpas e vivas. Que o Espírito Santo derrame em cada um dos nossos corações essa água pura”, afirma o padre Edcarlos. 

Nesse período, a paróquia seguirá com duas missas diárias (às 7h15 e às 19h30), além das orações do santo rosário durante 24 horas por dia. Três momentos de adoração estão previstos: das 2h às 3h30, com música e adoração silenciosa, das 6h30 às 7h15 e das 19h15 às 19h30. Pastorais, movimentos e acampamentos do Santuário estão divididos em escalas para rezarem os rosários durante todo o período do cerco.

Foto: Divulgação - Párocos que conduzirão santas missas no período do Cerco de Jericó

Arca da Aliança

A entrada da Arca da Aliança é a marca principal do evento. O encerramento será no dia 19 de maio, Dia de Pentecostes, com a santa missa às 19h, toque da trombeta e a queda das muralhas. Nesse período, a igreja permanecerá aberta 24 horas para acolher os fiéis. 

“É muito importante celebrar o Cerco de Jericó. Cada dia teremos um padre diferente para celebrar, haverá o toque da trombeta e uma volta com o Santíssimo Sacramento”, destaca o pároco. 

Entenda a celebração

Baseado no Antigo Testamento, quando Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu para atravessar o rio Jordão e tomar posse da terra prometida, o Cerco de Jericó consiste em uma semana “incessante de batalha espiritual” para derrubar as muralhas, cercar os inimigos com orações e louvores e esperar que Deus aja, explica a Pastoral de Comunicação do Santuário.

"Mesmo que a cidade de Jericó fosse uma fortaleza praticamente invencível, Deus estava cuidando deles. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, que lhe deu ordens concretas e detalhadas para que, durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel dessem uma volta em torno da cidade e, no sétimo dia, sete voltas tocando trombetas, rezando e clamando. Assim, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram", conta.

"Então, inspirado nessa passagem bíblica, a experiência que as igrejas seguem até hoje foi remontada pela primeira vez na Polônia em 1979, quando o recém-eleito papa João Paulo II devia ir pela primeira vez à sua nação para celebrar o martírio de Santo Estanislau", completa.

"Apesar de importantíssima, a visita era difícil, já que a Polônia estava sob o regime comunista. Assim, uma alma privilegiada recebeu uma ordem vinda de Nossa Senhora do Rosário, para que durante a primeira semana de maio daquele ano, rezasse ininterruptamente o rosário, ou seja, sete dias e seis noites consecutivas, diante do Santíssimo Sacramento exposto, em preparação à visita do papa. A partir daí, a tradição continuou e continua por vários lugares do mundo", pontua. 

Festa na Praça

Sucesso na comunidade, a tradicional Festa na Praça chega à sua terceira edição e atenderá em todos os dias do Cerco, a partir das 18h. Ela iniciará no dia 11 de maio e contará com diversas opções de refeições, como pastel, cachorro-quente, pão com linguiça, espetinho, doces e bebidas. 

“O objetivo da festa é proporcionar a nossos paroquianos um momento de confraternização junto aos demais membros da comunidade e também àqueles que farão seu turno no Cerco de Jericó no período noturno, lhes fornecendo alimentação e bebidas”, destaca Celso Marques Caldeira, 57 anos, coordenador geral da festa.

Ao todo, são mais de 150 voluntários que ajudarão na organização, produção e venda dos alimentos. Os voluntários contam com doações dos itens necessários, como óleo, carvão, gelo, linguiça toscana e pão francês. Para ajudar e obter mais informações, as pessoas podem entrar em contato com o Nilson ou João Celso pelo telefone da paróquia, 3223-5637.

São esperadas pela organização em torno de três mil pessoas durante esses dias de festa. Para fechar com chave de ouro, no dia 18 de maio, às 22h, ocorrerá o primeiro sorteio do Show de Prêmios. A rifa custa R$ 10 e pode ser adquirida com os coordenadores de pastorais e movimentos, na secretaria da igreja e com as entidades beneficentes. Haverá sorteios todos os meses, até dezembro, quando será sorteado um carro 0 km.

Serviço

A paróquia fica na Rua Padre João Salgari, 46, na Vila Maristela.

Publicidade

Veja também