Na segunda-feira, é comemorado o Dia da Padroeira do Brasil! E mesmo neste cenário ainda de medo, pelo novo coronavírus, para celebrar a data o Santuário Nossa Senhora Aparecida preparou uma programação especial aos que confiam que a mãe de Jesus Cristo pode interceder por pedidos seus junto ao seu Filho Jesus. Serão realizadas cinco missas para 120 pessoas, cada, o que dá 40% da capacidade total da igreja,- permitido com a flexibilização do Plano São Paulo - que está toda sinalizada com orientações em plaquinhas que devem ser seguidas para proteção de todos como: o uso obrigatório de máscaras, bancos higienizados, distanciamento necessário, álcool gel...
Às 18h30 deste domingo tem o encerramento da novena de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo padre David Aparecido.
Segundo a Pascom (Pastoral de Comunicação) o santuário tem além dele, três capelas: São Vicente de Paulo, São Vicente de Pallotti e Santa Teresinha. Logo, os horários de missas serão reservados aos membros dessas comunidades, que devem agendar com a secretaria. Para os devotos de outras paróquias foi reservada a missa das 10h, que também precisam agendar.
No intervalo das missas, tanto o interior da igreja quanto a gruta da santa que fica ao lado do santuário estarão abertos à visitação, pagamentos de promessas, tudo muito bem organizado pela acolhida. “Como é algo novo estamos orando a Deus para que tudo dê certo. Lembrando que os que assistem a transmissão pela internet pode ir até o santuário para receber a comunhão ao final da missa”, informa a Pascom lembrando também que todos os anos um horário é reservado especialmente para os pequenos, em homenagem ao Dia das Crianças, mas neste, infelizmente, não será possível por conta da pandemia.
“MULHER, EIS AI O TEU FILHO.
FILHO, EIS AI A TUA MÃE”
Padre Lourival Hélio Alves de Araújo, pároco do santuário, expõe qual a importância de Nossa Senhora Aparecida para a igreja Católica. Segundo ele, isso nasce da própria presença desta mulher corajosa, obediente a Deus, e que a Ele procurou sempre ser mais fiel. “Então ao redor dessa imagem de Aparecida temos uma multidão de devotos. De pessoas que olham para Maria e desejam viver os seus exemplos e sentem que perto de Maria, Cristo se faz mais forte na vida de cada um deles, porque Maria foi nos dada como mãe: “Mulher, eis ai o teu filho. Filho, eis ai a tua mãe”. Os discípulos acolheram Maria e nós a acolhemos hoje também. Ela que é a mãe de Jesus, mãe de Deus, a igreja que a venera é uma igreja que procura ser fiel a Jesus. Ela é importantíssima para a nossa igreja. Sem ela nós não damos passos nenhum. Peça à mãe que o Filho atende traz para nós aquilo que é mais precioso para caminhar no caminho de Jesus: a simplicidade e a humildade. O coração aberto para saber acolher as pessoas. O coração sensível que se preocupa pelo outro. Então Maria é tudo para nós no sentido de que ela nos deu tudo o que precisamos, o que mais ama: seu Filho Jesus! Maria se doou e nos trouxe o Filho de Deus!”, quase que faz uma oração o pároco do santuário!
8h – missa solene – padre Lourival Hélio Alves de Araújo
Comunidade São Vicente de Paulo
9h – Carreata saindo de frente ao santuário
10h – missa solene – padre Lourival Hélio Alves de Araújo
Comunidades visitantes
12h – missa solene – padre Roberto
Comunidade Santa Teresinha
15h – missa solene – padre Antonio
Comunidade São Vicente de Pallotti
18h – missa solene – dom Benedito dos Santos
Comunidade Santuário Nossa Senhora Aparecida
SERVIÇO
As missas serão transmitidas no Facebook pela página do Santuário de Nossa Senhora Aparecida facebook.com/santuariopp
Foto: Messias Pereira de Araújo - Pároco do santuário, padre Lourival celebrará missa às 8h e às 10h