O Departamento de Controle de Endemias, órgão da Secretaria de Saúde de Santo Anastácio, responsável pela prevenção e controle de doenças no município, informou nesta semana o primeiro caso positivo de dengue neste início de 2024.
Segundo a agente de Combate a Endemias, Lucimara Rodrigues Gea, neste mesmo período no ano passado, 63 casos foram registrados. “Não podemos ficar confortáveis com essa situação, longe disso, mas acredito que o apoio da administração nas constantes ações preventivas, ajudaram na redução desses números. Estamos trabalhando de forma intensificada para tentarmos manter a doença sob controle no município, por isso continuamos pedindo o apoio da população”.
Ainda de acordo com Lucimara, o caso positivo foi identificado em uma moradora da área central da cidade, e os funcionários do setor iniciaram o trabalho de bloqueio, realizando o fumacê nas residências e estabelecimentos dos quarteirões adjacentes do local para liquidar o mosquito transmissor da doença.
Santo Anastácio se encontra em estado de alerta em relação ao relatório de índice larvário (ADL), realizado pela equipe de endemias. "Nosso IP [índice de Infestação Predial] – está em 1,28, e o IB [Índice de Breteau] – em 1,46, o satisfatório seria 1, mas vamos continuar trabalhando para mantermos um bom resultado".
Foto: Cedida
Ações preventivas contra a dengue são adotadas em Anastácio