Santo Anastácio avança na implementação do Caps

Prefeitura quer transformar espaço desativado em cento de atenção à saúde mental

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/06/2024
Horário 07:02
Foto: Cedida
Prefeito de Santo Anastácio visita prédio desativado com vistas a transformá-lo em um Caps
Prefeito de Santo Anastácio visita prédio desativado com vistas a transformá-lo em um Caps

O prefeito de Santo Anastácio, Adauto Muniz de Andrade (PSD), acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Raquel Cralcev, e pelo secretário de Vias Urbanas, Alaor Bernal Dias, visitou nesta semana o prédio da antiga creche espírita CEI Joana D’Angeles, desativada há mais de 10 anos. A visita teve como objetivo avaliar o espaço para a instalação de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) na cidade.

A iniciativa do prefeito em transformar um espaço desativado em um centro de atenção à saúde mental demonstra seu compromisso com o bem-estar da população. “A preocupação em proporcionar serviços de saúde acessíveis e de qualidade reflete a visão de uma gestão focada na melhoria contínua das condições de vida dos cidadãos”, expõe a administração municipal. 

Próximos passos

A próxima etapa para a instalação do Caps na cidade, segundo a Prefeitura, envolve uma reunião com os setores de Obras e Jurídico para discutir os procedimentos necessários para a instalação do centro. Isso inclui tanto as responsabilidades do município quanto a contrapartida do Estado. De acordo com a Prefeitura, é crucial definir os passos legais e administrativos para assegurar a viabilidade do projeto, desde as reformas necessárias no prédio até a obtenção de recursos e autorizações pertinentes.

Nas últimas semanas, segundo a administração municipal, uma equipe da Saúde do município visitou os Caps das cidades de Regente Feijó e Álvares Machado para observar de perto a estrutura e a organização desses centros, a fim de aplicar as melhores práticas em Santo Anastácio.

Importância do Caps

A implementação do Caps trará inúmeros benefícios para a comunidade. Este centro será fundamental para oferecer atendimento psicológico e psiquiátrico, promover a reintegração social dos pacientes e reduzir o estigma associado aos transtornos mentais. Além disso, o Caps proporcionará um espaço de acolhimento e cuidado contínuo para as pessoas que necessitam de suporte em saúde mental, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos cidadãos.

Publicidade

Veja também