Após dois anos e meio fechada, a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) da Santa Casa de Presidente Venceslau voltou a funcionar no dia 9. O anúncio foi feito ontem pela assessoria de imprensa da instituição, que destaca que a medida foi tomada pelo novo provedor do hospital, Reginaldo Beraldo, e busca oferecer uma melhor condição de atendimento para os usuários da unidade de saúde. Inaugurada em janeiro de 2014, a nova UTI possui estrutura considerada "moderna", com seis leitos, e está melhor equipada para suprir as necessidades de pacientes. A unidade chegou a funcionar por cerca de seis meses no ano de sua inauguração, mas devido ao alto custo de manutenção, deixou de atender em meados de junho de 2014.

Medida busca oferecer uma melhor condição de atendimento para os usuários da unidade de saúde
A retomada do atendimento neste ano faz parte do planejamento de ações elaborado por Reginaldo e sua equipe. "A volta do atendimento da UTI era uma de nossas metas para este primeiro ano de minha gestão frente à santa casa, e conseguimos graças ao trabalho de readequação estrutural que temos feito em conjunto com a diretoria executiva do hospital", pontua o provedor. Comenta que a UTI conseguiu o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) para funcionar como UTI Adulto Tipo II e recebe cerca de R$ 33 mil reais mensais do Ministério da Saúde para auxiliar o custeio, que tem um valor em torno de R$ 150 mil por mês. "Temos uma estrutura de profissionais com equipe médica e de enfermagem para prestar toda assistência necessária aos pacientes", afirma.
Dados internos da santa casa apontam que nos seis meses em que a UTI funcionou em 2014, houve redução de 50% na taxa de mortalidade no hospital em relação ao mesmo período de 2013. Para melhorar tal índicem a assessoria expõe que o provedor já solicitou que a equipe técnica do hospital elabore um projeto emergencial para a ampliação dos leitos da UTI de seis para 10.