Uma cirurgia de coluna minimamente invasiva, com técnica avançada para fratura da coluna torácica, foi realizada nesta quinta-feira, na Santa Casa de Presidente Prudente O procedimento inovador foi realizado pelo especialista em cirurgia da coluna vertebral, Flávio Porto, com a participação do renomado cirurgião, Cristiano Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Coluna.
Segundo o ortopedista Flávio Porto, a paciente enfrentava dores intensas na região da coluna, dificultando, inclusive, a locomoção. A técnica cirúrgica praticada em poucas cidades do país permite uma recuperação mais rápida, com internação pós-cirúrgico de no máximo 48 horas. “Neste tipo de cirurgia minimamente invasiva, há menos dor pós-operatória, o sangramento é mínimo e o risco de infecção também”, frisa.
Quando buscamos essas técnicas recentes e modernas, não é por modismo, mas pelo impacto e resultados positivos que proporcionam aos pacientes
Flávio Porto
O especialista também destaca que, como o caso era complexo, e a técnica desafiadora, o procedimento contou com a parceria do cirurgião Cristiano Menezes, de Belo Horizonte (MG). “Discutimos o caso, que ele já conhecia previamente, a experiência e domínio do Dr. Cristiano nessa técnica, vieram somar e ajudar no procedimento”, explica.
De acordo com Flávio Porto, toda a mobilização e esforço foi em benefício da paciente, para oferecer o melhor tratamento. “Quando buscamos essas técnicas recentes e modernas, não é por modismo, mas pelo impacto e resultados positivos que proporcionam aos pacientes”. A realização do procedimento na Santa Casa de Prudente foi possível, graças às condições oferecidas pelo centro cirúrgico da instituição. De acordo com a equipe médica, a paciente submetida ao método tem 70 anos e a cirurgia alcançou os objetivos sem intercorrências.
Foto: Cedida
Presidente da Sociedade Brasileira de Coluna, Cristiano Menezes, e o cirurgião de coluna Flávio Porto