A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente realizou hoje a terceira captação de múltiplos órgãos do ano. A doadora foi uma mulher de 45 anos que teve um aneurisma cerebral. Cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas.
A doação foi autorizada pela família da paciente, que era moradora de Dracena. A captação do fígado foi realizada por uma equipe de um hospital particular de Sorocaba (SP) que realiza transplantes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “A logística para a retirada dos órgãos já começou nesta madrugada. No caso do fígado, temos até 12 horas para a extração e encaminhamento para o transplante”, afirma o cirurgião João Paulo Costa.
Uma aeronave da FAB (Força Área Brasileira) fez o transporte do órgão até Sorocaba. Já os rins foram captados pela equipe de urologistas da santa casa de Presidente Prudente. Os dois órgãos e as córneas foram encaminhados para OPO (Organização de Procura de Órgãos) de Marília (SP). A destinação dependerá do resultado do exame de compatibilidade dos pacientes da fila de espera.
Segundo o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da instituição, Carlos Eduardo Bosso, é importante que a pessoa expresse em vida o desejo da doação. Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família.