Em Salmourão, o prefeito eleito com 52,75% dos votos, José Luiz Rocha Peres, Zé Luiz (PP), ainda não assumiu o Executivo, porque a Justiça Eleitoral indeferiu o seu registro de candidatura. É necessário aguardar todas as decisões e recursos pertinentes ao processo, mas, de acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), se o cenário continuar da mesma forma, novas eleições para prefeito podem ser convocadas pelo Tribunal.
Em nota, o TRE-SP reiterou que esse é o procedimento padrão adotado, caso “o registro de candidatura for definitivamente indeferido”. Ainda de acordo com o Tribunal, o motivo da pretensa inelegibilidade do candidato seria rejeição de contas públicas. No último mês, inclusive, a Justiça Eleitoral chegou a suspender a diplomação do eleito.
Em contato com Zé Luis, o prefeito eleito disse apenas que sua defesa entrou com recurso e, no momento, aguarda a decisão da Justiça.
Enquanto a situação não é definida, quem ocupa o cargo interinamente é a presidente da Câmara neste biênio, Sônia Gabau (PSDB), eleita na cidade com 174 votos. A reportagem entrou em contato com a gestora, para saber como tem sido o trabalho desenvolvido inicialmente, contudo, nenhuma resposta foi recebida até o fechamento desta matéria.