Fonte do Plantão conta que suposta rachadinha praticada por vereador com assessor é revelada neste final de mandato. A denúncia é levada à Polícia Federal. Neste momento, o repórter autor da coluna toma a decisão de não revelar os nomes e nem a cidade.
ACORDO QUEBRADO
Consta que nestas alturas, o assessor teria se recusado a entregar a parte combinada. O vereador, que não foi reeleito, botou pressão. O assessor espanou. O assunto saiu da esfera da relação que havia até então. Mas, é preciso clareza sobre os fatos.
MEIOS ILEGAIS
Rachadinha ou desvio de salário de assessor é a prática de “corrupção” caracterizada pelo repasse de parte do salário de assessor para o parlamentar (neste suposto caso), a partir de um acordo pré-estabelecido ou como exigência para a função.
CASO A CASO
A rachadinha pode ser qualificada crime de peculato (desvio de dinheiro público), concussão (exigir vantagem indevida) ou corrupção (autoridade em abuso de poder para ganho pessoal); sendo que o enquadramento legal varia de caso a caso.
RUBRO-NEGRA
O esporte também passa pelo mundo político e cabe aqui o registro, a propósito de mais um título do Flamengo, que Edson Portella, assessor do deputado estadual Mauro Bragato, é flamenguista de carteirinha. Portanto, associado do clube da Gávea.
OFÍCIO E PAIXÃO
A paixão pelo Flamengo surgiu quando foi em busca de formação no ofício de engenheiro, no Rio. Mas, desistiu e voltou a Prudente. Fez Direito. Desde 13 de maio de 1981 trabalha com Bragato. São mais de 40 anos de assessoria e de Flamengo.
DESDE SEMPRE
O futebol está na vida de Edson e seu irmão Wilson, que foi vereador presidente da Câmara, desde sempre. O tio Rosildo Portella foi um consagrado narrador esportivo em Curitiba (PR), procedente de Alfredo Marcondes e revelado pelo rádio prudentino.
CENTRO DO PODER
Começa hoje dois dias de maratona do prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), e o presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PP), em busca de recursos em Brasília, junto ao governo federal, deputados federais e senador.
ÚLTIMA VEZ
O senador é o astronauta Marcos Pontes (PL), que esteve em Prudente pela última vez em setembro de 2022, na campanha pela reeleição pretendida pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), com ato público no Parque do Povo.
PALESTRA E INOVA
Pouco antes, em junho de 2022, o então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações fez palestra no auditório do Colégio Adventista, em parceria com o Senai; e visita técnica na Fundação Inova.
TUDO PROTOCOLADO
Estão previstas agendas em quatro ministérios, que são o dos Esportes; Agricultura e Pecuária; Saúde; e Portos e Aeroportos. Os visitantes levaram ofícios para serem protocolados em cada reunião.
TRÊS DEPUTADOS
As visitas aos deputados são com Maurício Neves (PP), Alencar Santana (PT) e Maria Rosas (Republicanos). Participam das agendas o coordenador regional do PP em Prudente, Murilo Anholeto, e do diretor de Comunicação da Câmara, Maycon Morano.