No Sermão da Montanha do evangelho de Mateus no capítulo 5 e versículo 7, Jesus disse aos seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo. Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se torna seguidor de Jesus, essa mensagem também se aplica a ela. Jesus explicou o que ser sal da terra e luz do mundo significa: a função do sal é dar sabor à comida, mas o sal com muitas impurezas perde sua qualidade. O sal sem sabor é jogado fora porque é inútil. Além do sabor, o sal tinha uma vasta função de preservação naquele tempo. Nos tempos de Jesus, não existia geladeira e nem freezer; então era usado sal nas carnes para durarem mais tempo. Mas Jesus lembra que se o sal não cumprir sua função, não servirá para nada, senão para ser jogado fora. Nossa vida deve ser como o sal; devemos seguir as recomendações de Jesus que nos oferece o sabor de uma vida nova; onde nossas ações têm grandes efeitos se colocarmos em prática a sua palavra e assim seremos exemplos para outras pessoas, por mais pequenas que essas ações sejam. Temos a fé, esperança e a caridade que são essenciais para dar sabor na vida de todas as pessoas e levarmos a nossa experiência com Cristo para que os outros também saboreiem o que Jesus tem para oferecer. Logo Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, através das boas obras assim como o sal que brilha no sol, brilharemos no mundo por meio de nosso testemunho de vida. Precisamos salgar o mundo com nossas ações, preservando o mundo do mal. Jesus também disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma vela, não esconde sua luz, mas coloca ela em algum lugar onde pode iluminar a sala toda. Somos a luz do mundo, e quando Jesus disse que é impossível esconder uma cidade no alto de um monte, está dizendo que é inevitável que o mundo veja a nossa luz. Ser luz do mundo significa que nossas vidas devem iluminar todos à nossa volta, pelo nosso testemunho de vida que deve ser coerente com o que Jesus nos ensinou. Precisamos deixar que ela brilhe em tudo que fazemos, sermos éticos, verdadeiros e honestos com as pessoas, se solidarizando com as fraquezas e limitações do próximo, fazendo de tudo segundo as orientações de Jesus para que a pessoa sai das trevas e retorne para o caminho da luz, pela nossa evangelização e serviço ao próximo. Ser luz no mundo, segundo Jesus, pressupõe que você faz boas obras, por isso que elas não foram feitas para serem escondidas do mundo, mas para serem vistas por todos. Afim de que as pessoas glorifiquem a Deus pelo nosso servir.
MINI SERMÃO
A luz tem três funções primordiais: ser vista por todos, servir de guia e servir como advertência. O Espírito Santo de Deus ilumina os nossos corações para podermos caminhar com segurança colocando em prática os ensinamentos que Jesus nos deixou em seus quatro evangelhos. O Espírito Santo nos oferece a resistência para lutarmos contra as tentações e seduções do pecado que tenta nos arrastrar para as trevas. Assim devemos realizar boas obras para que as pessoas vejam e glorifiquem o nome de Deus, por serem acolhidas e se sentirem amadas e pertença a essa comunidade de luz e vida. Todas boas obras que realizamos, deixamos exemplos a serem seguidos, levamos a fé, o amor e a esperança no coração das pessoas. Como peregrinos da esperança, através de nossa evangelização, damos sentido e alegria para os corações que estão nas trevas. Como o sal que tem a função de oferecer sabor aos alimentos e os conservar para não serem descartados. Nosso testemunho de vida tem essa finalidade de levar sabor, para que as pessoas retornem para o caminho da luz e abandonem a vida de pecado.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8h e 19h
MENSAGEM DO PAPA
Papa Bento XVI em sua reflexão sobre a: “Sal da terra e luz do mundo”
O papa afirmou que para Cristo não importa quantas vezes vacilamos ou caímos na vida, mas quantas vezes nos erguemos. “Não exige ações extraordinárias, mas quer que a sua luz brilhe em vós. Não vos chama porque sois bons e perfeitos, mas porque Ele é bom e quer tornar-vos seus amigos. Sim, vós sois a luz do mundo, porque Jesus é a vossa luz. Sois cristãos, não porque realizais coisas singulares e extraordinárias, mas porque Ele, Cristo, é a vossa vida”. Ao nosso redor pode haver a escuridão e as trevas, todavia vemos uma luz, uma chama pequena, que é mais forte do que a escuridão. Cristo, que ressuscitou dos mortos, brilha neste mundo. Cada batizado ainda antes de poder realizar boas obras ou particulares ações; que deem sentido à vida das pessoas, trazendo sabor e alegria a fim de que eles continuem no caminho da luz apresentado por Jesus para a nossa salvação.
Padre Armando Nochetti
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz