Saiba como chega o Grêmio Prudente para a estreia na Copa Paulista

Com 4 desfalques, Carcará volta a campo na manhã deste domingo contra o Vocem, em Assis, para dar início a sua jornada por uma vaga no cenário do futebol nacional

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 12/06/2024
Horário 19:43
Foto: Ronaldo Nascimento/Grêmio Prudente
Com as 6 contratações na janela de intertemporada, plantel atual do Carcará conta com 24 atletas
Com as 6 contratações na janela de intertemporada, plantel atual do Carcará conta com 24 atletas

Depois de quase dois meses desde a final da Série A3, o Grêmio Prudente volta a campo na manhã deste domingo para dar início, às 10h, contra o Vocem, em Assis, a sua jornada por uma vaga no cenário do futebol nacional. Vai começar a Copa Paulista 2024 para o Carcará.

Nesta temporada, o torneio reúne 26 equipes, divididas em cinco grupos regionalizados na primeira fase. Os jogos da fase inicial serão disputados semanalmente em turno e returno. Os três primeiros colocados de cada chave, juntos ao melhor quarto colocado, avançam para as oitavas de final. 

As partidas do mata-mata (das oitavas até a final) ocorrem em jogos de ida e volta, sendo que a equipe com melhor campanha decide o confronto em seu mando de jogo. Caso a igualdade prevaleça no placar agregado, o duelo será decidido na marca da cal. Quem copar o torneio escolhe se joga a “milionária” Copa do Brasil 2025 ou ruma para a Série D do Brasileirão do próximo ano, já o vice-campeão fica com a vaga remanescente. 

Os 5 grupos da Copa Paulista

O Gavião Carcará está no grupo 1, junto a Vocem, de Assis, Mirassol, XV de Jaú e Votuporanguense. 

O grupo 2 é composto por equipes da região norte do Estado: Barretos, Botafogo-SP, Comercial, Francana e Monte Azul. 

A chave 3 reúne Rio Claro, Taquaritinga, União São João, XV de Piracicaba e Grêmio São Carlense. 

Red Bull Bragantino, Capivariano, Rio Branco, São Bento e Primavera estão no grupo 4.

O grupo 5, o único com seis equipes, reúne clubes da capital e da região metropolitana da selva de pedra: Juventus, Oeste, Portuguesa, São Caetano, Suzano e EC São Bernardo. 

Como chega o Carcará?

Após debutar na Copa Paulista no ano passado, passar da fase de grupos na bacia das almas, eliminar a Portuguesa no Canindé nas quartas de final e jogar a semi contra o indigesto São José, o Grêmio Prudente chega amadurecido para atual edição da copa estadual já que, nesta temporada, saiu da gaiola que o prendia na Série A3 e voou para a segunda divisão estadual. Agora, o Carcará quer bater asas pelo Brasil. 

O período de intertemporada foi movimentado em Presidente Prudente. O experiente Luiz Carlos Martins deu lugar a Cléber Gaúcho no comando técnico da equipe e Luiz Henrique Dalbem, o Epitácio, retornou à condição de auxiliar técnico após comandar o Sub-20 na primeira fase do Paulista. 

O poder bélico do setor ofensivo, que conferiu ao Grêmio Prudente o melhor ataque da terceirona, foi reduzido com as saídas de Maranhão, Luquinha e De Paula. A equipe rubroceleste também não contará com a presença pelo flanco esquerdo de Leocovick, emprestado a Inter de Limeira, do experiente lateral-direito Helder e do seguro zagueiro Jean Pablo, que rumaram para o futebol gaúcho. 

Para a Copa Paulista, o Carcará trouxe dois reforços para a linha de frente: o centroavante Di María e o atacante Zé Andrade. O retorno do homem-gol dos “Invictos da Bêzinha” foi a primeira contratação anunciada pelo Grêmio depois do término da terceirona, já o anúncio de Zé Andrade, que estava no Sul e teve breve passagem pelo Marília nas quartas da A3, foi o mais recente. 

Neste período, a equipe prudentina apresentou outros quatro reforços: o volante Anderson Brito, que estava no MAC (Marília Atlético Clube), o zagueiro Rodrigo, ex- Catanduva, o lateral-esquerdo Arthur Neves e o volante Maicky. 

Com as seis contratações na janela de intertemporada, o plantel atual do Carcará conta com 24 atletas:

•    A dupla de goleiros é composta pelo experiente Luiz, o capitão, e por Arthur Silveira; 
•    Para a zaga, Cléber Gaúcho tem quatro nomes: Rodolfo Mol, Rodrigo, Guizão, Luan e Kadu;
•    Na lateral-esquerda, o treinador pode contar com Arthur Neves e Renner; 
•    Pela lateral-direita, Iury e Pedro Rinaldi são as opções;
•    No meio de campo, o Grêmio tem Rafael Potiguar, Anderson Brito, Maicky, Zé Vitor, Freitas, Rodrigo Andrade, Wallace e Matheus Marcondele;
•    No setor de ataque, Di María, Zé Andrade e Wagner Gomes são as opções;
•    Matheus Moreira é o coringa da equipe e pode atuar tanto na lateral, quanto no meio de campo e na beirada do ataque. 

O zagueiro Kadu, que passou pelo Carcará em 2020 e estava no futebol da Bulgária, e o atacante Braga, que passou pelo futebol português, treinam com elenco, mas não foram anunciados oficialmente, mesma situação do ponta Matheus Martins, que jogou duas partidas do Paulistão A1 com a camisa aurinegra do São Bernardo.

Dois jogos-treinos: 1 vitória e 1 derrota

No período que marca o final da A3 e o começo da Copa Paulista, o clube prudentino disputou dois jogos treinos, ambos no norte do Paraná: no primeiro, venceu o Maringá FC por 2 a 1; no segundo teste, perdeu por 4 a 1 para o Londrina.   

4 desfalques para a estreia

Para a estreia contra o Vocem na manhã do domingo, o técnico Cléber Gaúcho não terá à sua disposição os zagueiros Rodrigo e Guizão, o meia Marcondele e o centroavante Di María. 

De acordo com o Grêmio Prudente, os defensores se recuperam de lesão no joelho e o prazo de recuperação é de quatro a seis semanas, sendo que Rodrigo deve iniciar a transição para os trabalhos no campo a partir da próxima semana. 

O meia Marcondele se recupera de uma luxação no ombro, já treina com o grupo e deve estar disponível na 2ª rodada, tal como o centroavante Di María que está no processo final de recuperação de uma lesão muscular grau I na coxa. 


 

Publicidade

Veja também