À frente da Diocese de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos releva que passou por medos e obstáculo antes de iniciar a vida sacerdotal. Em sua visão, nunca imaginava que um dia se tornaria bispo, pois a região em que vivia não possuía grande visibilidade. Ao longo dos trabalhos da rotina religiosa, conseguiu constatar que havia escolhido o caminho correto para sua vida.
Dom Benedito conta que sua vontade em seguir a vida religiosa surgiu aos 18 anos. Ao manifestar a escolha a um padre, o mesmo sempre o aconselhava para rezar e pensar melhor, pois era muito novo. “Ele não me encaminhava para o seminário e falava para eu rezar e ver qual era a vontade de Deus”. Certo dia, o bispo da cidade de Paracatu, Minas Gerais, verificou que a Diocese com quase 26 anos de criação não possuía nenhum padre natural da cidade. Com isso, encaminhou um promotor vocacional para o município, que iniciou reuniões e animações com os jovens. “Fui o primeiro a ingressar na formação, com os encontros bíblicos semanais e fundamentações religiosas”, conta
Nessa época, dom Benedito explica que era funcionário público há cinco anos, e com o dinheiro do trabalho ajudava sua família, que era composta por oito irmãos. “Tive muito medo de largar tudo e deixar a minha família vulnerável”. No entanto, teve grande apoio dos pais e seguiu para o seminário em Brasília (DF). No princípio da vida sacerdotal, o bispo conta que possuía dificuldades para se expressar, com o tempo e ao longo dos trabalhos de formações bíblicas, litúrgicas e pastorais que desenvolvia, o problema foi sanado.
O bispo de Paracatu logo identificou sua vocação e carinho para atuar com o povo. O trabalho que desenvolveu como padre da Diocese da cidade-natal, o levou para o episcopado. “Não esperava que um dia fosse bispo, pois eu era de uma cidade pequena, sem muita visibilidade. O bispo de lá sempre me dizia: ‘Meu filho, Deus chama as pessoas, indiferente da cidade’”, relata. No ano de 2008, dom Benedito assumiu a gestão da Diocese de Presidente Prudente.
O sacerdote afirma que alguns dos trabalhos que mais o marcaram ao longo da gestão foram a candidatura de Presidente Prudente para sede do Congresso Nacional do ECC, onde a cidade saiu como vencedora e sediou um dos mais belos e numerosos congressos católicos do país em 2012. Além disso, o religioso tradicionalizou o evento “Caminhando com Maria”, que todos os anos contempla forte presença dos fiéis.