A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que está contratando uma série de obras para reforçar o abastecimento de água e ampliar o tratamento de esgoto em Presidente Prudente. Serão investidos R$ 249 milhões nos próximos cinco anos, com o objetivo de universalizar o saneamento na cidade até 2029.
Em um encontro com o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), o anúncio foi feito pelo diretor de Relações Contratuais e Institucionais da companhia, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, que esteve na reunião na quinta-feira, acompanhado da equipe de operações da Sabesp. O plano contempla tanto a área urbana quanto as comunidades rurais do município.
“A atual gestão da Sabesp vem adotando uma atuação mais integrada, buscando soluções que se adaptem à realidade e às demandas específicas de cada cidade”, afirma Meunim Rodrigues Oliveira Jr.
Atualmente, Presidente Prudente já conta com R$ 125 milhões em obras em execução, o equivalente à metade do total previsto até 2029. As intervenções visam modernizar e ampliar a infraestrutura de saneamento básico local.
Entre as iniciativas em curso, dois novos reservatórios que estão prontos e recebendo as interligações ao sistema para entrarem em operação: um ao lado da Rodoviária, no Centro, com capacidade de 1,5 milhão de litros, que vai beneficiar especialmente a região leste da cidade; e outro, já em fase final, no bairro Cohab, com reservação para 2 milhões de litros. Este último contará ainda com um moderno sistema de bombeamento para atender à região norte.
A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 375 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. “A Nova Sabesp vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações”, informa a administração.
O prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã, sancionou na quinta-feira a lei nº 11.564/2025, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico. A medida foi publicada na sexta no Diário Oficial Eletrônico do município. Dividido em seis capítulos, o documento, aprovado pela Câmara Municipal, estabelece diretrizes para a garantia da execução dos serviços públicos de saneamento básico: serviços de água potável, esgoto tratado, gestão de resíduos e drenagem urbana até 2045, com revisões periódicas.
Segundo a resolução, a iniciativa segue as normas do Novo Marco Legal do Saneamento (lei federal 14.026/2020) e prioriza a integração ambiental, a saúde pública e a participação social.
O documento sancionado pelo Poder Executivo de Prudente tem dois espelhos: o Plano Regional Integrado de Saneamento Básico da UGRHI (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídrico), a ser instituído por decreto do Poder Executivo, e o Plano da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.