Rumores negados

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 08/06/2024
Horário 04:14

Havia rumores de que o pré-candidato a prefeito Fábio Sato deixaria o União Brasil. O Plantão foi direto à fonte que desmentiu e afirmou que segue firme, com a garantia da legenda pelo deputado federal Fernando Marangoni.

POSSÍVEL VICE
Fábio disse mais: que Lucas Haro, que deixou a gerência da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), deverá ser vice da provável chapa Unidos por uma Prudente Melhor.

PRUDENTE NO EIXO
Junto com as informações solicitadas pelo Plantão, enviou uma peça de caráter informativo com o título “Prudente no eixo apresenta Sato e Haro”, seguida do slogan que poderá ser o nome da chapa a ser apreciada em convenção do partido.

REUNIÃO MARCADA
No escritório do partido em Presidente Prudente, o Plantão falou com o responsável Anselmo Nogueira, dono de respeitável trajetória nos meios políticos, que respondeu ter uma reunião marcada para às 17h de ontem e que depois poderia dar detalhes.

CHOQUE DE HORÁRIO
Como o deadline desta coluna ocorre no horário em que seria iniciada a reunião, as informações ficam para uma próxima edição. Aliás, sobre de nota ontem do Plantão, que falava sobre exoneração da Haro da CDHU, foi passado um esclarecimento.

GESTOR PARA ASSESSOR
O ato da Companhia não fala em exoneração e sim em destituição, sobre o que o partido informa se tratar de desincompatibilização do cargo em Presidente Prudente para assumir a assessoria da presidência em São Paulo.  

PERÍODO ELEITORAL
Pelo que consta, a desincompatibilização tem a ver com o período eleitoral, pois novo cargo exigiria o afastamento em menor espaço de tempo, caso realmente Haro venha entrar na disputa das eleições deste ano. 

PEDIDO DE CPI
Os vereadores Mauro Neves (Podemos) e Demerson da Saúde (Republicanos) protocolaram pedido de instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar retirada de recursos de fundos municipais do idoso e da criança.

VALOR E MEDIDA
O montante é de R$ 2,3 milhões e as denúncias participaram dos Conselhos Municipais encaminhadas à Câmara e ao Ministério Público, com o promotor Marcelo Creste recomendando a devolução do dinheiro.

HAVERÁ DEVOLUÇÃO
Em comunicado à imprensa, a Prefeitura anuncia que irá fazer a devolução dos recursos, ainda que tenha agido dentro da lei. O que acontecerá até a próxima segunda-feira (10), em razão de ajustes financeiros e cálculo de correção monetária das verbas.

CASO ANÁLOGO
Então, cabe a pergunta que não quer calar: o plenário da Câmara irá aprovar a instalação da CPI, mesmo havendo a reparação? A situação se torna idêntica ao recente caso das fake news das homenagens prestadas sem aprovação da Câmara.

NADA E ENVIO
A presente legislatura teve duas CPIs instaladas até agora. A primeira foi em 2021, sobre assédio em serviço da área da saúde, que não deu em nada. A segunda, em 2023, sobre o transporte coletivo urbano, com o relatório final enviado ao Ministério Público.

Publicidade

Veja também