Rumo aos 25 anos: Festa das Nações tem início nesta sexta, em Prudente

Evento terá duração de 3 dias e contará com programações especiais, como show de prêmios, música ao vivo e sessão de autógrafos com a lutadora Ariane Sorriso

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/07/2024
Horário 07:04
Foto: Pascom Paroquial / Arquivo
Iniciada em 1998, Festa das Nações somente parou durante a pandemia; no restante dos anos nunca foi interrompida
Iniciada em 1998, Festa das Nações somente parou durante a pandemia; no restante dos anos nunca foi interrompida

Tradicionalmente conhecida no oeste paulista pelos famosos pratos típicos e programações pra lá de animadas, a 25ª edição da Festa das Nações se aproxima. Realizada anualmente em Presidente Prudente, o evento organizado pelo Santuário Nossa Senhora do Carmo será realizado nesta sexta-feira, a partir das 18h, no IBC Centro de Eventos, na Vila Furquim.

Para quem é fã de comidas de outras nacionalidades, nesta edição a comemoração terá mais de dez barracas representando a culinária de países como Alemanha, Argentina, Arábia Saudita, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Grécia, entre outros. Desde sushi e yakisoba representando a cultura asiática até joelho de porco representando o Brasil, a variedade no cardápio promete agradar a todos os paladares. Além desses, cheeseburger, choripan, esfiha, espetinho, pão de queijo, doces variados, paella, batata recheada, strogonoff, filé a parmegiana, lasanha e bebidas em geral, são outros pratos que estarão à venda.

As refeições festivas serão preparadas por voluntários da própria paróquia organizadora, e o samba e pagode também estão garantidos com o Grupo Kanjabrina, que farão o fim de semana ser ainda mais marcante e animado.

As atrações não param por aí. Diferente das edições anteriores, a lutadora prudentina, Ariane Sorriso, também estará presente para uma sessão de fotos e autógrafos especial. Ainda, também serão encontrados itens de artesanato, brinquedos, show de prêmios e concurso de Rei e Rainha das Nações entre as crianças.

25 anos de história

Iniciada em 1998, a Festa das Nações somente parou durante a pandemia de Covid-19, no restante dos anos nunca foi interrompida. Mesmo com dificuldades e desafios encontrados, segundo o idealizador do evento, Ayrton Dias, a comunidade sempre se une e supera os obstáculos.

A celebração, que surgiu com o intuito de angariar fundos para melhorias na igreja e projetos da paróquia, conta hoje com mais de 1.200 voluntários e o preparo de mais de uma tonelada de alimentos por edição, começando os preparativos meses antes da venda.

A cada ano mais pessoas visitam o local e, segundo o coordenador geral, Celso Caldeira, a festa que começou na praça da comunidade, ultrapassou as barreias do município e recebe comitivas de outros Estados. Para ele, o êxito se deve à fé de toda a equipe e a proteção da padroeira. “Graças ao trabalho de todos nós e a Nossa Senhora do Carmo, a festa é um sucesso”.

Programação

O evento tradicional prudentino ocorre em comemoração à padroeira que dá nome ao santuário que está à frente da iniciativa, Nossa Senhora do Carmo, celebrada em 16 de julho. Confira os dias e horários da festividade:
- Sexta-feira (5/7): a partir das 18h;
- Sábado (6/7): a partir das 11h; música ao vivo com Grupo Kankabrina das 14h às 16h;
- Domingo (7/7): das 11h às 16h; sessão de fotos com a lutadora Ariane Sorriso, eleição do Rei e Rainha das Nações e show de prêmios (às 14h) com a presença do bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos.

SERVIÇO
Para mais informações sobre a Festa das Nações, basta acessar o perfil no Instagram do Santuário @santuarionossasenhoradocarmopp. A entrada do evento é gratuita e o endereço do local em que será realizada a festividade é Rua Orlando Ulian, 153 - Vila Furquim.

NÚMEROS
Mais de 1.200

Voluntários participam do evento

Mais de 1 t
De de alimentos é preparada por edição

Mais de 10
Barracas representarão a culinária de diversos países 

Fotos: Pascom Paroquial / Arquivo

Festa homenageia Nossa Senhora do Carmo 

Pascom Paroquial / Arquivo

Voluntários usam a criatividade para promover as barracas 

Publicidade

Veja também