A Prefeitura de Rosana, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), promoveu neste ano, durante oito meses, o projeto de implantação de pomar em assentamentos.
Entre as aulas teóricas e práticas, 13 produtores do assentamento Gleba 15 de Novembro puderam aprender sobre a preparação do solo, plantio das mudas, irrigação, poda, como conduzir a fruta, tamanho da plantação, entre outros temas.
De acordo com a assessora da Secretaria de Agricultura de Rosana, Vera Lúcia Ferreira Oliveira, esse projeto já foi realizado nos assentamentos Porto Maria, Nova Pontal, Bonanza e agora na Gleba 15 de Novembro. “Muitos produtores já estão vendendo suas produções na feira do produtor. Esse projeto tem o objetivo de ensinar como cuidar da produção de frutas e com isso gerar mais renda para o pequeno produtor”, explica Vera Lúcia.
SAIBA MAIS
Durante o curso, os assentados aprendem como produzir vários tipos de fruta como uva, banana-maçã, banana-nanica, amora-gigante, maracujá, pitaia e goiaba. Para 2023 outros três assentamentos vão fazer parte do projeto.
Foto: Cedida
Amora-gigante é uma das frutas que os assentados aprenderam a cultivar