Rosana propõe implantar polo de energia renovável

Sobre a possibilidade em ter um polo de energia, Kasai diz que é algo viável, já que a cidade conta com estrutura e condições para desenvolver estudos e levantamentos quanto à geração de energia renovável.

REGIÃO - Rogério Lopes

Data 03/03/2015
Horário 08:32
 

A prefeita de Rosana, Sandra Aparecida de Souza Kasai (PSDB), estuda implantar na cidade um polo de energia renovável e alternativa. A intenção é buscar alternativas, em um momento que tanto se discute sobre a crise de energia elétrica, que proporcionem outros meios para a geração do bem, conforme pontua a chefe do Executivo. A proposta, segundo ela, surgiu a partir de uma conversa e avaliação das potencialidades da cidade em desenvolver tal projeto, junto ao deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Após isto, o assunto foi debatido entre com o subsecretário estadual de Energias Renováveis, da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Milton Flávio, o diretor-técnico da pasta estadual, Breno Siviero e com o gerente de projetos de P&D da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Antonio Celso Abreu Júnior, em reunião realizada na Secretaria de Energia, no dia 25 de fevereiro. Na ocasião foi apresentado, pelos representantes regionais, a proposta de se fazer, em Rosana, um seminário que aborde e discuta sobre fontes de energia limpa. De acordo com Kasai, o encontro deve ocorrer entre março e abril.

Jornal O Imparcial Em reunião, em SP, representantes propuseram seminário para abordar fontes de energia

A reportagem entrou em contato com o órgão estadual para debater sobre a reunião e possível projeto do polo de energia renovável, mas, até o fechamento da edição não obteve retorno. Já a Cesp, por meio da Assessoria de Imprensa, explica que os assuntos referentes ao tema são tratados diretamente pela Secretaria de Energia, até mesmo informações quanto ao projeto do setor que a companhia desenvolve na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, de Porto Primavera, mencionadas pela prefeita e pela assessoria de Bragato.

Sobre a possibilidade em ter um polo de energia, Kasai diz que é algo viável, já que a cidade conta com estrutura e condições para desenvolver estudos e levantamentos quanto à geração de energia renovável. A chefe do Executivo diz que, além das tecnologias que já são testadas pela Cesp na usina, o município pode firmar parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus experimental de Rosana, que possui o curso de Engenharia de Energia, e que, segundo ela, "poderá contribuir para tais estudos e viabilidade" dentro do polo. "Existe toda uma potencialidade para empregar este novo projeto", cita.

A prefeita esclarece que o primeiro passo "já foi dado", agora é desenvolver o conteúdo para o seminário, com subsídios que mostrem a possibilidade de viabilizar a ação. "Vai ser bom dentro do contexto de geração de energia, com respaldo na economia e geração de empregos em Rosana", frisa Kasai.
Publicidade

Veja também