Após dez meses de produção, o primeiro espetáculo solo do ator prudentino Robertt Moretto, "O Perico", estreia às 20h de hoje, com entrada gratuita (por ordem de chegada), no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Lembrando que são disponibilizados poucos lugares devido às regras de não aglomeração e distanciamento social para evitar a infecção pelo coronavírus. Máscaras e álcool em gel estarão à disposição de todos.
Em uma incrível saga, o palhaço Perico irá demonstrar as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde a extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. E apresentará toda a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço?
“Para saber mais é preciso ir assistir o espetáculo! Voltar ao teatro depois de tanto tempo parado será quase que como pisar pela primeira vez no palco”, salienta o ator.
Robertt revela que o espetáculo teve sua centelha desperta após uma vivência no Fliv 2019 (Festival Literário de Votuporanga), onde durante uma das apresentações da Aliteatro, grupo qual ele faz parte, houve uma tempestade causando o desabamento de um galpão e parcialmente de outro onde se apresentavam para alunos da rede pública e privada da cidade.
“Minha outra formação, a de bombeiro, entrou em cena para garantir a segurança das 560 crianças, professores, funcionários e demais presentes naquele momento. Esse fatome inquietou e incitou na análise destas duas figuras a qual tenho total apreço e admiração, o bombeiro e o palhaço. Existe então uma história por trás deste espetáculo. Não que vou falar dessa tragédia, mas reunir essa questão do bombeiro e do palhaço veio dessa experiência”, destaca.
Robertt conta que durante o isolamento social, veio a ideia de aproveitar o tempo e criar um novo espetáculo e como não tinha contato com os outros atores da Cia Aliteatro, o mesmo foi pensado para um único ator em cena. “Dá certo medo de fazer um espetáculo sozinho [risos]. Sustentar e manter um público sozinho é um trabalho muito difícil. Mas com isso acabei amadurecendo e trabalhando muito a minha técnica. Tive que estudar bastante. Então apesar do medo, é sem dúvida o maior desafio da minha carreira. Por estar sozinho em cena”, acentua.
“SUSTENTAR E MANTER UM PÚBLICO SOZINHO É UM TRABALHO MUITO DIFÍCIL. MAS COM ISSO ACABEI AMADURECENDO E TRABALHANDO MUITO A MINHA TÉCNICA. TIVE QUE ESTUDAR BASTANTE. ENTÃO APESAR DO MEDO, É SEM DÚVIDA O MAIOR DESAFIO DA MINHA CARREIRA”
Robertt Moretto
Por outro lado, Robertt diz que há a expectativa de estar um pouco mais livre para poder rodar cada vez mais. “Eu sempre trabalhei em grupo e viajamos por todo o Brasil e fora do país também! Mas sozinho me dá uma liberdade para viver mais coisas. O trabalho está consistente, com uma história legal. Acho que tenho muito a ganhar com isso”, se anima o ator bombeiro. Ou seria bombeiro ator?
A ideia da dramaturgia surge dos universos, por vezes mágicos, do Corpo de Bombeiros e da palhaçaria. A proposta é sensibilizar o imaginário de crianças e adultos que, muitas vezes, sonham ou já sonharam com a profissão de bombeiro. A figura do palhaço surge para permear o onírico e o real, aproximando facilmente da nossa percepção, colocando assim, a figura do bombeiro como um ser comum e acessível, com desejos e anseios, que é falível, traquina e até irascível, e por fim, humano.
E é essa qualidade humana o que o faz com que ele desperte seu ser intrépido, aquele a qual não meça esforços no momento de salvar um gato preso em uma árvore, ou o planeta Terra de invasores alienígenas.
Partindo, então, dessas grandes figuras, onde o bombeiro se aproxima do herói inato e virtuoso, e o palhaço do que é vulnerável e sensível, revelasse à necessidade de se contar a história de um ser heróico através do olhar peculiar, criativo e lúdico que somente o palhaço detém. Dessa maneira, é possível que o espetáculo atinja o imaginário das pessoas, de todas as faixas etárias, através das simbologias presentes nessas duas figuras, criando, assim, experiências surpreendentes que possam ressignificar um imaginário social já construído.
SERVIÇO
Para entrar em contato com Robertt Moretto, Cia Perico, o telefone é o (18) 99600-9786. Ou pelo e-mail [email protected]