Demonstrações de fé e devoção de fieis dos Estados de Matogrosso do Sul e São Paulo marcam anualmente a procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada em 15 de agosto, por católicos de Bataguassu e Presidente Epitácio e outros municípios vizinhos. Em 2016, a festa religiosa chega em sua 68ª edição e deve receber cerca de 1,5 mil pessoas para a festividade à Estrela do Mar.
De acordo com Frank Zocante, secretário municipal de Cultura e Turismo de Epitácio, com capacidade para 400 pessoas, devotos poderão fazer a tradicional travessia da santinha, pela águas do Rio Paraná, a bordo do barco Odisséia, - como todos os anos saindo do Distrito de Nova Porto XV até o píer, do município paulista. Na chegada, marcada para as 9h, religiosos católicos que aguardam com andores de santos todos enfeitados com flores, seguem em procissão terrestre até a Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Porto Tibiriçá.

Santa protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho
No local será celebrada então, uma missa campal, às 10h, pelo padre Almir Gonçalves dos Reis, de Campinas, provincial dos religiosos somascos. No encerramento da solenidade, todos seguem em cortejo de volta até o píer onde a santa retorna a Nova Porto XV.
SAIBA MAIS
NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
De acordo com vários sites religiosos, a santinha também é conhecida pelo nome de
Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança.
No cruzterrasanta.com.br, por exemplo, diz que
Nossa Senhora dos Navegantes passou a receber muitos pedidos de intercessão na Idade Média, na época das
Cruzadas, quando os portugueses e espanhois cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina para protegerem os lugares sagrados dos infiéis. Nesta devoção Maria é chamada também de Estrela do Mar, aquela que protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada. Antes das travessias os navegantes participavam da Santa Missa pedindo proteção a Nossa Senhora dos Navegantes, para poderem ter mais coragem de enfrentar o mar e suas tempestades com aqueles pequenos barcos. É a padroeira dos navegantes e dos viajantes.
ORAÇÃO
NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
"Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós. Amém.